DIARIO DE BORDO - 19 de dezembro
O lancamento do curta "Historia Sem Fim... do rio Paraguai" aconteceu ha duas semana e somente agora consegui tentar descrever o que se passou no Odeon, dia 5 de dezembro, na Sessao do Programa Curta Petrobras 2. Foram muitas sensacoes ao mesmo tempo.
Primeiro, o encontro com Meire Pedroso, a atriz do curta. Nos nao nos vimos desde a despedida da equipe nas filmagens, em Cuiaba, em 1999. Tinhamos nos falado por telefone, mas num determinado momento desta longa e acidentada estrada, nosso contato se perdeu e, ate dois dias antes da estreia do filme, permanecia rompido. Reencontra-la e a varias pessoas da equipe foi muito bom. Estavam la Eduardo Filipe, o Lulinha Araujo, tao emocionado quanto eu, o Dutra, nosso bravo assistente de camera, o del Cueto e a Denise, Lucia Gutierrez e o Paulinho Costa do som, que chegou no meio da sessao. Tirando Paulinho, todos subiram no palco para a apresentacao do filme.
APRESENTACAO DO CURTA
Confesso que minha perna ficou bamba, tremeu. Eu me lembrei do Mickey, meu irmao que vive em Londres e tem mania de ficar balancando a perna freneticamente. Quase perdi a concentracao. Sabia que bastava trocar o peso do corpo de uma perna para outra, mas tinha a impressao que meu irmao iria embora e deixaria de mandar seu sinal de presenca caso eu fizesse algo para parar a tremedeira.
Os ultimos 7 anos passaram voando no reflexo das luzes dos refletores que cegavam a equipe no palco. Isso, depois das palavras gentis e incentivadoras de Ailton Junior, organizador do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro sobre o filme, o que ja gerava uma expectativa sobre a "Historia Sem Fim...do rio Paraguai - o Relatorio". E olha que seriamos o ultimo dos cinco filmes da noite, convidado pela Petrobras para ser lancado em sua programacao exclusiva. Era uma responsabilidade. Falei direitinho. Agradeci a Petrobras, que nos permitiu a apresentacao, aos patrocinadores, co produtores... Estava indo. Bem. Ai lembrei dos sete anos de batalha. Das lutas, relatorios (Oh! relatorios) Agradeci ao Totico o comandante do Espanhol que nos conduziu na viagem e... Passei a bola pro del Cueto, que afinal era o produtor executivo do filme. Ele levou um susto, disse boa noite, e passou o microfone para o Eduado Filipe. Bem, comecamos, por forca do habito, uma historia sem fim, no palco do Odeon. Espero sinceramente que ela continue, por muitos outros palcos e cinemas do Brasil e, por que nao? do mundo...
A ESPERA E A INUNDACAO
Confesso que foram os minutos mais longos da minha vida, quatro curtas passaram na tela entre o som dos sinos que tradicionalmente abrem as sessoes no cinema e o inicio da projecao da Historia Sem Fim... Foram quase eternos.
A tela ficou negra, apareceram os creditos, um som de aviao, barulhos de teclas de maquina de datilografia (lembram?) e a primeira e unica fusao do curta acontece: do fade para o curso do Paraguai.
Magestoso, grandioso. Ocupando cada espaco da tela enorme e arredondada.
O primeiro susto e com o tamanho do Professor Celio Couto, papel desempenhado pelo ator Eduado Filipe, gigantesco na minha frente.(Edu, como voce ficou enorme! Não resisti ao comentario). Para, logo depois, prender a respiracao ante a primeira imagem do Pantanal invadindo o cinema. Transbordando por ela, dela, a tela. Lindo.
Ai senti que havia conseguido atingir o objetivo principal do projeto: ser condutora, multiplicar, traduzir, sentir e transmitir (nao necessariamente nesta ordem). Um olhar pessoal, com uma linguagem diferente, mas nunca suplantando ou deixando os artificios utilizados serem algo alem de meios que valorizassem o objeto principal de todo o trabalho: o Pantanal, o Rio Paraguai e o pantaneiro, sua expressao maxima.
Sai da sala de exibicao para a Cinelandia, atordoada. Tao atordoada que nao consegui comemorar. Agradeci os cumprimentos dos amigos no final da sessao e, apesar dos convites, preferi ir direto para a casa. Sozinha e entendendo plenamente o que quer dizer a expressao "consciencia do dever cumprido" e o espaco que ela preenche no coracao da gente...
Valeria del Cueto
Mais informacoes sobre a "Historia Sem Fim...do rio paraguai - o Relatorio no http://pantanal.multiply.com
2 comentários:
Parabéns! e que bela imagem
Obrigado!
Junto desta imagem, foram feitas mais 600. Dez por cento das fotos poderao ser vistas na exposicao multisensorial sobre a viagem pelo Paraguai que estou tentando montar. Em breve as fotos da exposicao estarao no site pantanal.multiply.com, mas... Assim como o "caso Brandao" ainda nao consegui desbloquear e liberar o material. E como se tivesse ciume da minha propria obra (que besteira!).
Postar um comentário