DIARIO DE BORDO 06/dez/2004
da assessoria
E la se vai... O curta metragem cinematografico Historia Sem Fim... do rio Paraguai - O Relatorio, documentario ficcional de Valeria del Cueto, foi lancado, neste domingo, no Cine Odeon, na Cinelandia, durante a programacao do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro. O filme foi convidado, apesar de nao ser patrocinado pela empresa, a ser exibido no Programa Curta Petrobras 2, composto pelos curtas Santa Helena em os Phantasmas da Botija, de Petronio Lorena e Tiago Scorza, Heliorama, de Ivan Cardoso, Quando Jorge foi a Guerra, animacao de Tadao Miaki, Ilya e o Fogo, de Caetano Curi e O Numero, de Beto Bertagna.
Antes da sessao, a diretora e a equipe tecnica foram chamados ao palco para apresentar o filme. Valeria del Cueto sintetizou seus agradecimentos na figura de Totico, comandante do Espanhol, barco que levou a equipe na viagem realizada em 1999, entre Caceres e Corumba, pelo rio Paraguai. "Quando me disseram que nosso comandante nao viajava pelo rio Paraguai ha mais de 15 anos, tempo em que ficou sem reencontrar a familia que morava na regiao, achei que este tempo era uma eternidade. Levei 7 anos para concluir o projeto do curta metragem, ja sei o que e meia eternidade e ja nao acho tanto tempo assim. So espero nao levar mais 7 anos para trazer para as telas o longa que rodamos na expedicao"
Tambem receberam os aplausos da plateia, no palco do tradicional cinema carioca, os atores Eduardo Filipe e Meire Pedroso, que veio de Sao Jose dos Campos para o evento, Lula Araujo, diretor de fotografia, Jayme del Cueto, produtor executivo do filme, e conforme suas palavras, "produtor da cineasta", Denise del Cueto, produtora de elenco, Lucia Gutierrez, pesquisadora e Dutra, assistente de fotografia. Estiveram presentes colaboradores, amigos e cinefilos de carteirinha, que acompanham o dia a dia do Festival.
Ultimo curta a ser apresentado, Historia Sem fim do rio Paraguai - O relatorio, rodado em S 16mm e ampliado para 35mm, ganhou uma outra dimensao na tela de cinema, fazendo com que os espectadores fossem tragados pelas aguas do pantanal e envolvidos pelas historias ribeirinhas. "Agora e fazer o possivel para inserir o documentario no circuito de festivais nacionais e preparar a legendagem para levar o filme para o exterior", concluiu Valeria del Cueto, comemorando o resultado do trabalho com a equipe depois da sessao.
O curta ainda podera ser assistido, em video, no Centro Cultural do Banco do Brasil, no Programa Brasil em 3 Tempos, composto ainda pelos videos Lotado, de Luanda Lopes e Pelores, de Marilia Hugues e Aline Frey, nesta terca feira, as 21 horas e no sabado, ultimo dia do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, as 17horas.
Mais informacoes no site http://pantanal.multiply.com
Um comentário:
Demorou mas estreou!!!
Ficou bacana em uma tela de cinema??
Quando vai ser a estreia pantaneira???
Bjs,
Postar um comentário