
O que você acha que vai acontecer com as escolas de samba?
Nada, esta conversa de que vai acabar é antiga e serve para animar a festa
É impossível resgatar a origem, portanto vamos aceitar as mudanças e viver os novos tempos
O que importa é que a festa continue e traga dinhero para a cidade
Tudo tem o limite e o regulamento do desfile poderia defini-lo.
A criatividade popular acabará encontrando outras formas de se manifestar no carnaval
Nada, esta conversa de que vai acabar é antiga e serve para animar a festa
1
É impossível resgatar a origem, portanto vamos aceitar as mudanças e viver os novos tempos
0
O que importa é que a festa continue e traga dinhero para a cidade
0
Tudo tem o limite e o regulamento do desfile poderia defini-lo.
0
A criatividade popular acabará encontrando outras formas de se manifestar no carnaval
5
SUPER ESCOLA DE SAMBA
– O QUE SERA?
Valeria
del Cueto
del Cueto
Na vespera do carnaval e praxe surgirem polemicas sobre a
festa e suas formas de manifestacao. A mais famosa, o desfile das Escolas de
Samba do Rio de Janeiro, no Sambodromo, tem sofrido modificacoes radicais nos
últimos anos: em sua forma, conteúdo e estrutura. Este ano, ficou pronta a
Cidade do Samba, na Gamboa, onde estao reunidos todos os barracoes das escolas.
Mas, e o samba, o enredo, a espontaneidade? Onde esta a comunidade?
O instrumentista, compositor e cantor Wilson das Neves,festa e suas formas de manifestacao. A mais famosa, o desfile das Escolas de
Samba do Rio de Janeiro, no Sambodromo, tem sofrido modificacoes radicais nos
últimos anos: em sua forma, conteúdo e estrutura. Este ano, ficou pronta a
Cidade do Samba, na Gamboa, onde estao reunidos todos os barracoes das escolas.
Mas, e o samba, o enredo, a espontaneidade? Onde esta a comunidade?
líder da Velha Guarda do Imperio, fala da bateria, do andamento do samba e
outras questoes. Numa aula de samba e historia o baterista de Chico Buarque
analisa como o que foram, sao e serao as escolas, estrelas maximas da indústria
do carnaval carioca.
outras questoes. Numa aula de samba e historia o baterista de Chico Buarque
analisa como o que foram, sao e serao as escolas, estrelas maximas da indústria
do carnaval carioca.
BATERIA, O CORACAO DA ESCOLA
CONDUZINDO A BATERIA
Cada um tem a sua maneira de levar. Nos nao somos iguais.
Ninguem e igual a ninguem, somos parecidos, e o que estou dizendo. Mas, cada
um, tem a sua maneira de ver as coisas, de conduzir e de saber o que quer. O importante e que ele, sabendo o que quer,
transmite para a bateria. Podem ter 200, 300 componentes. Ele sabendo, tendo
consciencia daquilo que esta fazendo, transmite. Nao precisa falar muito. Tudo e
atitude. Voce consegue.
CARACTERÍSTICAS
Cada bateria tem a sua característica propria. Eu sou contra
esse negocio de mudar diretor. Por exemplo: se ele e da Portela, nao tem que ir
para o Imperio ou para o Salgueiro. Ele tem que ficar na Portela, que ali e que
e a característica da bateria. Por que as baterias nao sao iguais. Parece que sao
iguais, mas nao sao. Elas sao parecidas, mas tem sempre uma acentuacao
diferente fazendo a mesma coisa, o mesmo samba. Mas aí e suingue, cada um tem o
seu.
Cada um tem a sua maneira de levar. Nos nao somos iguais.
Ninguem e igual a ninguem, somos parecidos, e o que estou dizendo. Mas, cada
um, tem a sua maneira de ver as coisas, de conduzir e de saber o que quer. O importante e que ele, sabendo o que quer,
transmite para a bateria. Podem ter 200, 300 componentes. Ele sabendo, tendo
consciencia daquilo que esta fazendo, transmite. Nao precisa falar muito. Tudo e
atitude. Voce consegue.
CARACTERÍSTICAS
Cada bateria tem a sua característica propria. Eu sou contra
esse negocio de mudar diretor. Por exemplo: se ele e da Portela, nao tem que ir
para o Imperio ou para o Salgueiro. Ele tem que ficar na Portela, que ali e que
e a característica da bateria. Por que as baterias nao sao iguais. Parece que sao
iguais, mas nao sao. Elas sao parecidas, mas tem sempre uma acentuacao
diferente fazendo a mesma coisa, o mesmo samba. Mas aí e suingue, cada um tem o
seu.
Ninguem toca um instrumento igual ao outro. Toca na mesma
linha, mas igual, igual, igual nao toca. Por que cada um e um sentimento
diferente. Cada um ve de um jeito, e as baterias tem suas características. Elas
sao todas diferentes no resultado. Na maneira de tocar, ate podem ser
parecidas, mas no resultado... No que resulta aqueles instrumentos tocando
juntos, sao diferentes.
linha, mas igual, igual, igual nao toca. Por que cada um e um sentimento
diferente. Cada um ve de um jeito, e as baterias tem suas características. Elas
sao todas diferentes no resultado. Na maneira de tocar, ate podem ser
parecidas, mas no resultado... No que resulta aqueles instrumentos tocando
juntos, sao diferentes.
Inventam muito... E aquele negocio das pessoas quererem
criar coisas novas e, as vezes, excedem. Mas o Imperio continua tocando para
Ogum, a Mangueira continua tocando para Xango. Sao Sebastiao e o Salgueiro que continua
tocando para Oxossi.
Aquela tradicao ainda tem por que existem os fundamentos nas
escolas. Agora, as outras mais novas, eu nao sei. Estou falando das quatro que
eu sei que tem aquele fundamento do santo do candomble. E o Imperio, a minha
escola, continua tocando para Ogum. A batida e em reverencia para Ogum. E isso
nao mudou, nao.
CORRIDA MALUCA
Eles estao mudando e o andamento. Estao correndo muito, esta
virando quase marcha. Por que o sambaesta correndo tanto que eu nao estou entendendo onde e que eles vao chegar. Por
que esta tudo correndo, tudo marcha.
Ate a maneira de cantar o sujeito nao canta samba, por que nao
da para articular, nao da para suingar. Canta marcha.
SUPER ESCOLA DE SAMBA
IDENTIDADE
Escola de samba pra mim nao dura 10 anos. Vai acabar, vai
virar outra coisa. Alias, ja virou, ne? Nao e mais aquilo. Inclusive estao
todas parecidas, tudo igual, uma mistura de cores danada. Voce so sabe que e a Mangueira
que esta la quando olhar a bandeira. Voce so sabe que e a Portela quando ve a
bandeira. Entao esta perdendo a autenticidade. E o luxo. A escola de samba
cresceu muito no luxo. Carros alegoricos...
RESUMO DA OPERA
Escola de samba, na minha opiniao, e gente, nao e carro, nao
e nada disso. Nao e artista de televisao, nao e mulher nua. Escola de samba e
gente cantando. Escola de samba o que e que e? E o resumo da opera. E voce
cantar, dancar e tocar ao mesmo tempo. Escola de samba e isso. E o resumo da opera,
onde se casam as tres coisas juntas. Esta perdendo isso.
GRANDES SOCIEDADES
Cade as pessoas? Estao em baixo dos carros. Voce ve um carro
e nao ve as alas, as pessoas. Mudaram tudo, voce ve os sambas. Depois que
criaram esta figura de carnavalesco, que nao existia, e que comecou a
modificar. Por que eles tem delírios e eles nao entendem de tudo. Eles sabem ate
aqui. Agora, tem um outro lado que eles nao sabem. Ninguem entende de tudo. Entao,
eles comecaram a inventar esta coisa grandiosa.
Escola de samba, na minha opiniao, e gente. Nao adianta
colocar 20 carros. O carro enguica, atrapalha, e quebra. Antigamente era um
carro so que ilustrava o enredo. Era o abre alas e um carro mostrando enredo.
Foram inventando. Daqui a pouco nao tem mais gente. Vai vir tudo trepado no
carro. Vira grande sociedade, que era o que tinha antigamente. As grandes
sociedades desfilavam o som de marcha, por exemplo. Por isso eu estou dizendo
que a escola de samba vai mudar.
E LUXO SO
Quando passa, pra mim nao passa uma escola de samba, passa
um desfile militar, de tao organizado que e. E muito matematica a coisa. Eles nao
desfilam pro povo, eles desfilam para jurado.E o jurado ve aquilo tudo
certinho, e essa que e a campea. E um luxo danado. Carros que custam nao sei quanto.
Fantasias caríssimas. Entao escola de samba esta tomando outro rumo. E o eu
estou dizendo pra voce. Esta mudando. E o Imperio Serrano entrar neste
esquema... E outro papo. A Mangueira e outro papo. A Mangueira voce ve, e um
tapete de gente.
SEM PATRONO...
De repente e por que nao tem dinheiro pra isso, por que la nao
tem patrono. La nao tem ninguem que de aval. Por que ninguem da dinheiro. Da o
aval para comprar as coisas. O Imperio nao tem isso. Tem que fazer o carnaval
com o que fatura. E com a subvencao. Talvez por isso...
SAMBA SHOW
O problema de samba, e que os compositores da antiga foram
se afastando por que: voce tem que pagar onibus para levar a torcida, voce tem
que pagar panfletos, voce tem que dar cerveja para a bateria. Voce tem que mandar
nao sei quem, comida... Isso fica uma fortuna e depois perdem por que ganha
quem gasta mais. O samba enredo modificou, ficou um pique menor: um refrao e um
verso, um refrao e um verso... E aquele negocio do carnavalesco, eles dao uma
sinopse, voce copia todo mundo tem que falar aquilo que esta ali. Ficam 500
sambas falando mesma coisa.
SAMBA CURTO
Isso veio de "Pega do Ganze" pra ca. Quando
Salgueiro comecou. De la pra ca comecaram a modificar. Mas aquilo era uma
característica do Salgueiro. Aí, todo mundo comecou a dizer: ”Vamos fazer por
que e pequeno, vai gravar no disco, o disco nao pode passar de tantos minutos,
senao nao toca...” Agora, eles estao fazendo como eles querem e nao toca do
mesmo jeito.
Outra coisa que vai acabar e o disco das escolas de samba.
Por que ninguem compra. Voce ouve tocar? Nao ve, nao toca. Essa epoca era para
estar tocando em tudo que e radio. E nao toca mais. Ve como esta acabando.
COMO ERA
Primeiro o cara dizia o tema, fazia o samba, aí que a escola
ia desenvolver um enredo de acordo com o samba. Era o contrario. Hoje nao, hoje
voce tem o carnaval e o samba para aquele carnaval.
A escola dava o enredo e os compositores iam para a
biblioteca procurar. Procuravam em livros para saber a historia Por isso que
nascia Silas de Oliveira, Walter Rosa da Portela, Walter Rosa do Salgueiro,
Zagaia e outros e outros mais. La na Mangueira, o Jurandir. Essa turma toda
fazia samba assim.
Hoje nao, hoje voce tem que escrever o que esta la, o que
ele te da. Esta mudando tudo. Uma cabeca so pensante. Alegoria era feita pelos
componentes da escola. Com jornal, moldava, pintava um bigode, era o Duque de
Caxias. Hoje nao, e essa suntuosidade. Uma fortuna que ninguem agüenta.
O SAMBA ENGOLIDO POR SUA PROPRIA CRIACAO
Exatamente. O samba de quadra, por exemplo. Por que nao tem
samba de quadra. O compositor gasta uma grana para botar o samba enredo. Perde.
Ele vai gastar grana para levar um samba pra quadra? Ele nao ganha nada. Ele
tem que gastar para botar os panfletos.
Por isso e que tem samba que tem 10 parceiros. Dois fazem o
samba e o resto paga. E assim que esta procedendo a coisa, por que um so nao
agüenta. Tem que ser 4, 5. Para dividir, embora eles nao participem.
VALE O DINHEIRO
O sambista e que tem que ver pra onde e que isso vai. Por
que entregaram na mao de quem nao sabe, na minha opiniao. A maioria ja tem nocao
disso, os mais antigos. Tanto e que se afasta. Nao adianta. E uma briga de
cachorro grande, voce nao vai ganhar nunca. Por que voce vai acabar falando
sozinho, indesejado. Por que tudo e o dinheiro. A Escola de samba hoje e o
emprego de muita gente. E emprego igual futebol. Todo mundo quer ganhar
dinheiro com futebol. Todo mundo quer ganhar dinheiro com o samba. Ninguem vai
la pra botar nada. Vai la pra ganhar. Entao, voce, que esta ali por amor...
PORTA BANDEIRA E MESTRE-SALA
Voce nao ve a questao da porta bandeira? A porta bandeira
era uma mulata da
dancava, era a melhor passista da escola. O mestre-sala idem. Ela ia por que
era uma honra carregar a bandeira. Agora, quem vai para o Salgueiro ganha
cinqüenta, a outra vai nao sei pra onde ganhar trinta... E perdeu o amor, cada
hora estao numa escola, fazem elas muito bem. Se alguem quer pagar,
TROCA-TROCA
Mas escola de samba nao era isso. Na minha opiniao. Eu acho
que carregar a bandeira da escola nao e isso. Voce vem com a bandeira de uma
escola que voce nao gosta? Como e que eu vou dizer que a Portela e a escola da
minha paixao se eu sou Imperio Serrano? E isso aí. E esse tipo de coisa.
Compositor sai de uma e vai para outra. Compositor que inscreve 4 ou 5 sambas
em tudo que e escola. Nao aparece o nome, mas ele inscreve. E o dinheiro.
ESTAVA ESCRITO
E o fim do mundo. O fim do mundo que Nostradamus fala e isso.
Comeca nas pequenas bobagens. E so isso grana, grana, grana, grana. E o pior de
tudo, nao tem mais o que? As pessoas se isolando, com medo. Voce nao pode
deixar nada que todo mundo rouba,
todo mundo assalta. Tudo e dinheiro. Vai
fazer o que? A escola de samba nao vai fugir da regra: e dinheiro. Ate acabar.
CARNAVAL CARIOCAfazer o que? A escola de samba nao vai fugir da regra: e dinheiro. Ate acabar.
Como acabaram com o carnaval carioca. Eu nasci em 36, fiz 69
anos. Eu vi o carnaval na rua. Voce nao andava na Avenida Rio Branco. Era um
bloco pra la, voce ia pra la num bloco, voltava noutro. Aquele movimento:
escola de samba, frevo, rancho. Tinha tudo isso. Hoje em dia so tem o que? Escola de samba. E vai acabar. Vai acabar, na
minha opiniao vai. Pode crer. Vai virar outra coisa. Com música eletronica e
tudo.
anos. Eu vi o carnaval na rua. Voce nao andava na Avenida Rio Branco. Era um
bloco pra la, voce ia pra la num bloco, voltava noutro. Aquele movimento:
escola de samba, frevo, rancho. Tinha tudo isso. Hoje em dia so tem o que? Escola de samba. E vai acabar. Vai acabar, na
minha opiniao vai. Pode crer. Vai virar outra coisa. Com música eletronica e
tudo.
TRADICAO IMPERIANA
Eu vou dizer pra voce; o Imperio ainda e uma das escolas que
e democratica, o presidente e eleito. E
ainda guarda um pouco da tradicao. O Imperiano tem isso. Ele e muito na dele,
ele nao se mete na dos outros. Nao quer saber da dos outros. O negocio do Imperio
Serrano e la. E la na Serrinha. La, eles mesmos brigam, eles mesmos se
defendem, se acusam, se atacam, mas mantem ainda da tradicao.
Eu vou dizer pra voce; o Imperio ainda e uma das escolas que
e democratica, o presidente e eleito. E
ainda guarda um pouco da tradicao. O Imperiano tem isso. Ele e muito na dele,
ele nao se mete na dos outros. Nao quer saber da dos outros. O negocio do Imperio
Serrano e la. E la na Serrinha. La, eles mesmos brigam, eles mesmos se
defendem, se acusam, se atacam, mas mantem ainda da tradicao.
FIM DA ALEGRIA
Voce ve, aqui na Ilha (do Governador). Eu moro aqui perto da
Uniao da Ilha. A Uniao da Ilha era uma escola solta, fazendo esses enredos:
Domingo, sol, praia, falando deles. Foram entrar no esquema de Beija-Flor
quebraram a cara, desceram e pra subir e ruim. Por que perdeu sua
característica.
Voce ve, aqui na Ilha (do Governador). Eu moro aqui perto da
Uniao da Ilha. A Uniao da Ilha era uma escola solta, fazendo esses enredos:
Domingo, sol, praia, falando deles. Foram entrar no esquema de Beija-Flor
quebraram a cara, desceram e pra subir e ruim. Por que perdeu sua
característica.
Eu acho que a gente nao tem que imitar ninguem. A gente tem
que ser a gente. Eu vou tocar meu tamborim do meu jeito. Eu nao vou imitar
ninguem. Eu vou aprender como e que se faz. Pra eu poder criar a minha. Voce
vai ver um desfile de escola de samba e todo mundo igual. Eu nao vejo diferenca
nao. Diferenca aonde? Na característica da bateria, a cor da bandeira e o
samba. O resto esta tudo igual.
que ser a gente. Eu vou tocar meu tamborim do meu jeito. Eu nao vou imitar
ninguem. Eu vou aprender como e que se faz. Pra eu poder criar a minha. Voce
vai ver um desfile de escola de samba e todo mundo igual. Eu nao vejo diferenca
nao. Diferenca aonde? Na característica da bateria, a cor da bandeira e o
samba. O resto esta tudo igual.
Artista de televisao, trepado la. Eles so focalizam o bumbum
das mulheres famosas. Coisas importantes que acontecem no decorrer do desfile,
eles nao mostram. A hora em que a porta bandeira e o mestre-sala vao se exibir
eles nao mostram. Eles mostram o que?
FAMOSAS NA BATERIAeles nao mostram. A hora em que a porta bandeira e o mestre-sala vao se exibir
eles nao mostram. Eles mostram o que?
Sou contra. Eu se fosse o presidente da minha escola nao
tinha Monique Evans, Bruna Lombardi e nao sei o que. Nao tinha isso na frente
da minha bateria.
tinha Monique Evans, Bruna Lombardi e nao sei o que. Nao tinha isso na frente
da minha bateria.
Na hora que a crioula tem a chance de ser rainha. Aí, voce
tira e da pra artista de televisao que ganha o ano inteiro. Voce tira a
oportunidade da mulata. A hora em que ela diz “agora e minha hora de aparecer”,
voce cata e bota uma famosa que nao vale ponto nenhum, tanto faz estar a Luma
de Oliveira, como a mulata do morro, nao vale ponto. Nao conta ponto nenhum. Ao
contrario.
tira e da pra artista de televisao que ganha o ano inteiro. Voce tira a
oportunidade da mulata. A hora em que ela diz “agora e minha hora de aparecer”,
voce cata e bota uma famosa que nao vale ponto nenhum, tanto faz estar a Luma
de Oliveira, como a mulata do morro, nao vale ponto. Nao conta ponto nenhum. Ao
contrario.
So atrapalha. Que a televisao fica querendo mostrar a mulher
e a bateria querendo andar, aquele monte de camera. Eu se fosse presidente da
minha escola: “Aqui nao, quer sair? Sai numa ala. Sai la, no chao, na ala.
Compra a sua roupa e sai la”. Nao vale nada isso. Essas mulheres...
e a bateria querendo andar, aquele monte de camera. Eu se fosse presidente da
minha escola: “Aqui nao, quer sair? Sai numa ala. Sai la, no chao, na ala.
Compra a sua roupa e sai la”. Nao vale nada isso. Essas mulheres...
Valeria del Cueto e jornalista e cineasta
liberado para reproducao com creditos e solicitacao previa a autora
* esta entrevista esta dividida em
tres partes: a primeira e “Mestre Marcal:
Personalidade e Instrumentos”. A segunda parte, “Mestre Marcal:
Cantoria e Bateria”. Na terceira parte, Wilson das Neves fala da “Super Escola de Samba”.
O audio da entrevista, pre editado, podera ser ouvido no http://valeria-delcueto.podomatic.com
liberado para reproducao com creditos e solicitacao previa a autora
* esta entrevista esta dividida em
tres partes: a primeira e “Mestre Marcal:
Personalidade e Instrumentos”. A segunda parte, “Mestre Marcal:
Cantoria e Bateria”. Na terceira parte, Wilson das Neves fala da “Super Escola de Samba”.
O audio da entrevista, pre editado, podera ser ouvido no http://valeria-delcueto.podomatic.com
2 comentários:
Com licença, Valéria.
Desculpe a invasão do seu espaço, mas li este texto na Brasil e já deixei lá o comentário.
Mas quis ver quem teve a idéia, quem se manifestou contra essa coisa que me incomoda também e há já bastante tempo.
Então, vim aqui parabenizá-la diretamente pela iniciativa.
Bjk
Obrigada, Vivi.
Este material foi produzido num trabalho para Cultura Brasileira, no Instituto do Carnaval,da Estácio de Sá. Em breve vou liberar o projeto todo, que é sobre a Linhagem Marçal: Armando, Mestre Marçal e Marçalzinho. Estou colocando tudo num site aqui no multiply. Ainda está "em construção". Aguarde. mas, se voc~e quiser ouvir o áudio completo da entrevista de Wilson das Neves & outras cositas más, deste carnaval, vá ao http://valeria-delcueto.podomatic.com
Divirta-se!
Postar um comentário