terça-feira, 6 de junho de 2006

SEM FIM... DO PANTANAL A LUZ DAS ESTRELAS EM CUIABÁ

Rating:★★★★★
Category:Other
Diário de Bordo
junho de 2006
Estou no Rio, chegando de Cuiabá onde estive lançando, no dia 30 de maio, o projeto da exposição multisensorial SEM FIM... DO PANTANAL e fazendo a Pré-estréia do curta metragem cinematográfico HISTÓRIA SEM FIM... DO RIO PARAGUAI - O RELATÓRIO.

Aconteceu meio de surpresa. Estava em Porto Alegre, no CineEsquemaNovo, quando recebi o convite para participar da noite cultural que comemorou a 100a. edição do jornal CIRCUITO MATO GROSSO, de Pérsio Briante e Flávia Salém.

Foi maravilhoso. Tudo muito especial: do convite, as matérias, a recepção. Da sessão noturna, sob as estrelas que enfeitavam a noite, com as luzes de Cuiabá decorando a tela onde foi feita a projeção, à emoção de reencontrar tantos amigos e pessoas importantes para que o filme deixasse de existir apenas na minha imaginação e se transformasse em uma pequena tradução do amor que sinto pelo Pantanal e sua gente.

Estiveram por lá e tiveram a paciência de ouvirem minhas palavras sobre cultura, esforço comum e a vontade de realizar a nova etapa do projeto, pessoas que acompanharam a longa batalha que foi realizar o curtametragem em película, finalizada em 35mm e com som 5.1, Dolby Digital: usando a mais avançada tecnologia cinematográfica.

E elas, por me conhecerem, não estranharam o fato de que ali, naquele momento, em vez de somente comemorar e apresentar para o Cuiabá o curtametragem, já tenha aproveitado para lançar um novo desafio a todos estes companheiros de jornada: a volta ao ponto de origem. Para o Pantanal, o Sem Fim... do Pantanal.

Foi sobre a exposição, seus elementos, os lugares que percorreremos e como leva-la para municípios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que falei. Dividi, mais uma vez, com amigos e parceiros meus sonhos mais ousados.

Sei que alguns não puderam comparecer, mas também sei recebi, mesmo a distância, parte da energia e da luz necessárias para que chegassemos ao momento especial que partilhamos na noite de terça. Só tenho a agradeçer e lembrar que isto foi apenas o começo e, com a ajuda e a força de todos, ainda haverá muita HISTÓRIA SEM FIM para contarmos juntos. Aguardem.

E LÁ SE FOI...

Valéria del Cueto

PS: Está no link http://pantanal.multiply.com/ a marca da primeira parceria do SEM FIM... DO PANTANAL. O Circuito Mato Grosso, Pérsio, Flavia e sua equipe já fazem parte desta história.

2 comentários:

XXXX YYYY disse...

Show !!
Parabéns.

Valeria del Cueto disse...

Cinco estrelas? Poxa, é bom demais.
Como voce sabe, a luta apenas recomeça... Teremos muito chão pela frente, mas como o objetivo é do bem, quem sabe não conseguiremos chegar novamente a origem...
Beijo e obrigada a todos os que escreveram apoiando o SEM FI... DO PANTANAL