domingo, 28 de outubro de 2007

Rio: turistas mantém humor apesar do alagamento


 
 
 
 
 
 
Deu no Terra -
Rio: turistas mantém humor apesar do alagamento
Apesar da surpresa de enfrentar no Rio de Janeiro um dia de chuva forte, um grupo de turistas alemães manteve o humor e fez questão de tirar fotos no meio da rua alagada, vestindo capas de chuva transparentes. Por causa da interdição do túnel Rebouças, devido a deslizamentos de terra na encosta, os alemães enfrentaram também o trânsito caótido no trajeto de Copacabana ao Leme.
Os amigos Balthasar, Christoph, Lorenz e Sepp, que não quiseram informar os sobrenomes, são do Estado da Bavária e estão há 12 dias no Rio, hospedados no Leme. Segundo eles, a chuvarada é uma atração.
"Cool. Diferente", disse Balthasar. Para ele, foi como se a rua Gustavo Sampaio tivesse se transformado na Avenida Atlântica, "com o mar na porta".
Enquanto os turistas se divertiam, o clima era diferente para quem trabalha nos estabelecimentos. "Precisamos desembacar o grupo", disse o porteiro de um hotel Paulo Renato. Ele ajudava um passageiro a sair de um ônibus, que precisou ser enviesado em cima da calçada da rua Gustavo Sampaio para livrar os turistas das "ondas" provocadas pelo trânsito de veículos pela via alagada.
O grupo de turistas alemães tinha saído para almoçar no início da tarde em Copacabana, mas demorou muito mais do que o tempo previsto para retornar ao Leme. O passeio devia ser rápido, mas o roteiro da agência de viagem acabou atrasado por causa do congestionamento causado pela interdição do túnel de Rebouças e alagamentos na cidade.
Para o gerente do hotel, Pedro Lima, é difícil controlar o movimento da portaria em um dia de chuva forte e trânsito parado. "Não há táxis, os ônibus não conseguem parar, os funcionários chegaram muito atrasados", disse, no meio do saguão lotado de turistas estrangeiros.

Nenhum comentário: