domingo, 29 de agosto de 2004

LANÇAMENTO DO CINEPORT E DA CONFRARIA DE CINEMA



Estou chegando de Cataguases, onde foi lançado o 1o. Festival de Cinema de Língua Portuguesa. Isto que dizer que engloba os seguintes paí­ses: Brasil Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e, futuramente, o Timor Leste.

Para indicar os filmes que participarão da primeira edição do Festival, que vai acontecer em abril do ano que vem, estão sendo criadas "confrarias de cinema" nos paí­ses de língua portuguesa. A brasileira foi instituída neste final de semana, sob a presidência do cineasta Paulo Cézar Sarraceni.

No sábado os confrades presentes fizeram uma reunião no Centro Cultural Humberto Mauro. Nela foi aprovado o estatuto, sugerida algumas modificações e discutidas formas de atuação da Confraria.

Tudo isso baseando-se na 'máxima' de Humberto Mauro de que cinema é cachoeira, por isso fomos muito recebidos e eu diria que até paparicados por Mônica Botelho, Henrique Frade e a todos os que ajudaram a organizar o final de semana.

Vamos agora ao Prêmio Andorinha (para filmes) e Humberto Mauro ( para personalidades), que serão concedidos aos filmes indicados por nós, confrades, para participar do Cineport.

Nenhum comentário: