domingo, 13 de julho de 2008

Andar com fé...


Andar com fé...


Texto e foto de Valeria del Cueto*


Fazer footing em Cuiabá é heroismo.

Nos últimos dias do outono, de temperatura amena para os felizes possuidores de um guarda roupa completo, o que não é meu caso ( “Calor em Cuiabá em abril e maio? Impossível” pensava eu ingênuamente ao fazer minha mala cuiabana),
aproveitei para colocar em prática a proposta (desafio, seria melhor) que ouvi de um dos participantes do Prêmio do Rock  que fui assistir no Museu da Caixa dÁgua: andar em Cuiabá.

Isso mesmo, a pé....

Talvez inspirada pela localização do apartamento que estou morando e querendo conhecer melhor as cercanias é que comecei o exercício. Primeiro, saí do Getúlio Grill, desci a Getúlio Vargas, cortei pela rua que passa na frente da Escola Técnica, desci a Mato Grosso e segui até a avenida do CPA, rumo ao viaduto da Miguel Sutil.  Quase morri de cansaço, mas cheguei incólume ao meu destino.

Não é que tomei gosto pela coisa? Foto que é bom ( esta era minha intenção inicial, fotografar o percurso), neca, já que tive que prestar uma atenção enorme aos caminhos que percorria. Eta calçada mais desigual...  Parece caminhada de obstáculos. Com tempo e atenção um exercício divertido, na pressa do dia a dia, um tortura...

Na segunda excursão exploratória tomei o rumo do centro da cidade. Desci a Avenida do CPA, segui pela Prainha e quebrei pelo centro histórico de Cuiabá. Uma delícia. Acabei dando uma passada no Museu da Imagem e do Som. Ali, na parte antiga da cidade, consegui fazer algumas fotos  (o objetivo dos passeios, lembra?)

Como o clima ainda não havia recuperado sua temperatura costumeira e a umidade relativa do ar estava num nível suportável, fiz mais um raid, desta vez em direção ao Shopping Pantanal. Das rotas, é a mais tranquila, onde há o melhor calçamento, pensava eu, até cair no primeiro matagal, já fora do centrão da Avenida do CPA. No segundo, fiquei surpresa. Fica ao lado do Shopping, e, cá entre nós, deixa a área com um aspecto bem feinho.

A sugestão é que o dito cujo assuma sua conservação. Afinal, se o espaço serve para a colocação de out doors vendendo o sonhos de consumo para a população emergente, por que não mantê-lo com um aspecto legal? Cuidar da vizinhança é de bom tom e dá um ótimo exemplo para outros empreendimentos, além de atrair a simpatia dos que chegam a pé. (alguém mais se habilita?)

Por falar nisso, outra coisa me chamou a atenção e gera uma sugestão: quem chega a pé na área, não tem direito a uma cobertura contra o sol e a chuva até a entrada, lá em baixo. Por que não fazer uma proteção do portão junto ao ponto de ônibus até o prédio? Afinal, quem enfrenta aquela rampa tem sempre o mesmo objetivo: consumir. E hoje, tapete vermelho é pouco para os que movimentam a economia local. Uma coberturazinha básica, então, é apenas um agrado, uma consideração...

Bom, sinto que o calor famoso da cidade está volta, o que restringe meu raio de ação exploratória. Não sou mulher o bastante para passear durante a noite e, nas horas diurnas, isto se torna impossível com a “lua” que nos espia e a umidade relativa do ar que despenca a cada dia.

Mais notícias e impressões sobre o footing local só  no próximo friozinho. (que, parece, vai demorar...)


*Valéria del Cueto é jornalista, cineasta e gestora de carnaval
Este artigo faz parte da série Parador Cuyabano



6 comentários:

Raphael Faria disse...

Tinha que ter som... bombo de corda o regravação de "Andar com fé", depois você escuta muito bom... seria a trilha sonora!

Valeria del Cueto disse...

Na falta da tecnologia necess'aria, a trilha fica na mente de cada um, Rafael...

SUZANA Vidal disse...

To amando isso. Vc não imagina o bem que me faz, parece que estou ai com vc.
Que saudade!

Valeria del Cueto disse...

Ah... querida!
Então se prepare... a série parador Cuyabano já tem vários artigos prontos na fila. Eles estão sendo publicados aos domingos no Diário de Cuiaba. Com direito a foto colorida e tudo. Estou adorando receber comentários como o seu. Só me incentivam.
Beijos

ADNEN paris disse...

salut cette joli structure d un si joli face a donner l inspiration a de venire de votre et estimer qu un si joli beaux matin du dimanche a fin d etre parmis les rangs pour celebrer la messe..
gros bissoux d amitier ma belle
plus de photo sur les tradition car j aime votre pays ainsi la cotume et ca civilisation

David Yk disse...

Dear Valerie, Merry Cristmas and happy new year
may God always blessing you and your family too