domingo, 7 de março de 2010

A garrafa




Autor: Gabriel Novis Neves
Uma mesa simples, quase rústica, coberta por uma toalha bege; três pratos com os seus respectivos talheres; três copos; cadeiras vazias ao seu redor; uma garrafa de vinho no centro. Simples, encantadora, de uma comovente beleza e de uma rara sensibilidade. Esta é a imagem de uma foto que recebi de uma amiga, via email. Uma verdadeira obra de arte – tanto pela arte na composição do cenário, como pela sua mensagem. Feito o preâmbulo, conto o fato

Dia desses recebi a visita de uma querida amiga. Conversa vai, conversa vem, me falou que estava indo para a serrinha. Perguntou se eu queria ir – só por delicadeza, pois ela sabe que eu gosto é de ficar aqui. Na despedida dou-lhe uma garrafa de vinho – bem apropriado ao clima da serrinha. Adivinhem onde foi parar a garrafa de vinho? Acertaram: no centro da mesa da foto.
Fiquei horas observando a foto, e divagando. A foto me transmite tranquilidade suficiente para me fazer apreciar a beleza em toda a sua simplicidade. Dá até vontade de voltar a viver aquela vida simples e pacata da Cuiabá de antigamente.

No mínimo, naquele local, três pessoas são apreciadoras da bebida dos deuses, talvez pelo clima da região, um dos mais agradáveis do estado, talvez pelo sabor e aroma das uvas pisoteadas, transformando-as num dos líquidos mais saborosos do mundo, e com certeza, são apreciadoras também de um bom papo. A falta de uma cadeira naquela mesa talvez faça companhia à solidão da garrafinha. A seqüência da vida da garrafa é totalmente diferente da pessoa da cadeira ausente à mesa. Uma será totalmente consumida - daqui a pouco será lixo reciclável; a outra continuará vagando por este mundo surpreendente de belezas naturais.

Fico imaginando a cena, afinal servir vinho exige certo ritual, como diz o nosso poeta Drummond: “Respeito silencioso/paira sobre a toalha./A garrafa espera o gesto,/o saca-rolha espera o gesto,/ a família espera o gesto/ que há de ser lento e ritual”. O dono da casa pega a garrafa, geralmente com a proteção de um enorme guardanapo, analisa o rótulo, o ano da fabricação, a sua procedência, retira a rolha e a cheira, segura a taça com a mão direita próxima da base e lentamente faz descer o vinho, roda o vinho dentro da taça para espalhar seu verdadeiro cheiro, coloca o nariz dentro da taça inclinada e cheira, faz a degustação inicial, de forma lenta para verificar sua qualidade. O anfitrião aprova - e só então é servido aos convidados.

E a ausência do copo que deveria estar na mesa nem foi notado, a não ser por mim.

9 comentários:

Carlo Anton disse...

BUEN escrio valeria

Eliana Crivellari disse...

Parabéns, Valéria,
Linda foto!
Seus blogs e os seus escritos são um SEM FIM de beleza!
E que seria de nossas vidas se não tocássemos no belo do existir?
Continue, artista!
A Arte se torna possível, quando, cansados da vicissitudes humanas, resolvemos alcançar um pouco de
uma Dimensão Superior.
"Debaixo da fria laje do absudo que te envolve
o sentido se prepara para nascer" (Fábio de Melo)
Toda a Felicidade do mundo,
Beijos,
Eliana Crivellari-Lili-Belo Horizonte

Valeria del Cueto disse...

Lili, conforme falei pro Gabriel, o material do Sem Fim está às suas ordens.
Pode viajar à vontade. Por que nas "viagens" descobrimos coisas e pessoas que fazem com que a vida valha a pena.
Obrigado pelo incentivo.
Bj

Eliana Crivellari disse...

Obrigada, Valéria, valeu!
Vou viajar à vontade.
Sim, nas viagens encontramos pessoas que ampliam o nosso leque de percepção das coisas boas da vida.
Gabriel e você fazem parte desses felizes encontros que a Vida me proporcionou.
"Sempre que alguém chega à nossa vida, nunca vem sozinho.
Traz o seu horizonte de sentido."
Assim vocês chegaram para mim, e sinto-me muito agradecida ao Universo.
Ver o belo e não o incentivar é o mesmo que negá-lo.
E gosto de ser positiva em tudo.
Nem precisa me agradecer.
Sou muito sincera.
Se nada posso falar de bom, silencio-me.
Simples assim.
Bjs,
Eliana Crivellari-Lili-Belo Horizonte

AluiZio Derizans disse...

Mas, onde se toma?

Valeria del Cueto disse...

Aluízio, não me provoque na véspera da minha viagem pra Uruguaiana! Não vou trazer presente pra quem vai pra Toscana...

AluiZio Derizans disse...

Faça uma boa viagem e curta bastante!!!!!!!!!

Valeria del Cueto disse...

Obrigado, amigo. Você também. Mas não pensa que vai ficar livre de mim. Vou com tudo: câmeras e computador. Mando notícias...

AluiZio Derizans disse...

Nós estamos esperando.