Category: | Livros |
Price: | R$ 31,90 |
Com ilustrações expressivas e projeto gráfico diferenciado, “A história de Júlia e sua sombra de menino” propõe uma discussão importante sobre identidade de gêneros
A Editora Scipione lança no Brasil A história de Júlia e sua sombra de menino, um clássico da literatura infantil francesa que trata, de maneira delicada, das diferenças e da descoberta da sexualidade. Originalmente escrito por Christian Bruel e Anne Galland, o livro ganha uma tradução primorosa e poética de Álvaro Faleiros e mantém as ilustrações originais de Anne Bozellec.
A história de Júlia e sua sombra de menino conta a trajetória de uma garota que, de tanto ouvir seus pais dizerem que tinha jeito de menino e que se comportava como tal, um dia percebe que sua sombra se transformara, ficando com o formato de um menino.
O julgamento, que começa em casa, vira um fardo para Júlia. Triste e sem entender muito bem o que acontece consigo mesma, a garota passa a questionar sua própria identidade e a se perguntar se é preciso mudar seu jeito para se livrar do estigma e ser aceita por todos.
Escrito em versos e com argumentos sensíveis, este livro propõe ao jovem leitor uma reflexão sobre as diferenças, o preconceito e a importância do respeito entre as pessoas.
A história de Júlia e sua sombra de menino foi publicado pela primeira vez em 1976, na França, pela editora Le Sourire qui mord. Depois de ser reimpresso muitas vezes e traduzido para diversos idiomas, o livro ficou mais de uma década sem uma nova edição, pois os originais se perderam e os filmes de impressão se deterioraram. Graças às novas tecnologias, no entanto, os obstáculos deixaram de existir e o livro pôde voltar a ser editado.
Autores e ilustradora
Álvaro Faleiros é poeta, especialista em tradução poética e professor de literatura francesa da Universidade de São Paulo.
Anne Bozellec ilustrou os primeiros livros da Le Sourire qui mord, entre eles, “A história de Júlia e sua sombra de menino”. Viveu muitos anos na Colômbia, mas depois retornou a Paris e ilustrou livros do catálogo de editoras importantes como Gallimard, Hachette e Nathan.
Christian Bruel é um escritor e editor francês. Foi criador e diretor da editora Le Sourire qui mord (1976-1996), pela qual editou pela primeira vez “A história de Júlia e sua sombra de menino”. É também autor de estudos críticos, curador e ministra cursos de Literatura Juvenil e Semiologia. Hoje dirige as Éditions Être (Paris).
Anne Galland é escritora e escultora. Participou dos primeiros anos da Le Sourie que mord.
Nenhum comentário:
Postar um comentário