quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

SOS BANDA LARGA








SOS BANDA LARGA!
De Valeria del Cueto
Fevereiro de 2007



É hoje e, confesso, estou aqui não por opção, mas por falta dela.

Preparei vários álbuns de fotos e uns dois textos para incrementar o Sem Fim, mas eis que há mais de três dias minha conexão banda larga está inoperante. Primeiro, alguém chegou lá em casa e reclamou da lentidão. Só aí me toquei das falhas de conexão e do fim do tempo em excesso.

Cometi a loucura de ligar pra operadora exigindo o devido reparo. Apesar de uma vozinha chata dizer que o tempo de espera era longo e sugerir que eu ligasse mais tarde insisti, persisti e aguardei pacientemente até ser atendida pela linha de frente da empresa.

Esqueci.Antes dos anúncios de produtos e de se vangloriar dos excelentes serviços que imaginava prestar, a vozinha feliz pediu que digitasse meu código. O mesmo que, agora, a atendente pedia que eu confirmasse, além de outros dados básicos da conta. Finalmente consegui explicar, ainda de forma tranqüila, que queria falar com o setor técnico do servidor, não com o pessoal do cabo de TV.

Céu, inferno e...
Fui remetida de novo para o purgatório da gravação dos produtos e serviços que se repetiram inúmeras vezes até que... outra voz, esta ao vivo, me informasse que precisaria trocar o modem para solucionar o problema.

visita foi marcada para o dia seguinte e a simples troca do aparelho se arrastou por (pasmem) três horas de peleia desigual. Nesta experiência descobri (grande consolo) que não somos apenas nós, reles mortais assinantes, que sofremos o diabo para conseguir uma ligação para o serviço. Pobres rapazes (já eram dois)... Foram horas de luta contra sinais de ocupado, falta de orientação e de solução para o problema que se abateu sobre minha inoperante banda larga.

O sonho
Uma luz divina fez com que fosse descoberto onde a porca torcia o rabo. Tudo resolvido, após as comemorações de alívio por parte do time (somos ou não somos todos irmãos na adversidade?) me despedi dos técnicos desejando, sem ser nada pessoal, é claro, não vê-los tão cedo pela frente.

Trabalhei até de madrugada em lua de mel com minha conexão aditivada. Atualizei o todos
os SEM FIMs: o blog, o podomatic,disponibilizei as fotos do Sorri Pra Mim... Foi assim, sorrindo, que fui dormir quando o dia estava quase amanhecendo.

A realidade
Pela manhã, nova decepção: o sonho não tinha conseguido se manter como realidade. Quando tentei abrir a internet, nada aconteceu. Ou melhor, aconteceu que ela não me deu nem bom dia...

Sem acreditar fui olhar as luzinhas do meu recém implantado modem. Elas piscavam
desesperadamente, num ritmo constante e militar. Tirei o modem da tomada, esperei dez segundo, tornei a ligar e... nada.

Decoreba
Bom, o telefone do servidor eu já sabia de cor. Hoje aprendi a recitar meu código de 12 números. Estou quase decorando o texto dos monótonos e repetitivos anúncios que ouvi durante horas. Fiquei mais culta, reconheço, ao ouvir que determinado filme, custou 40 milhões de dólares. Me irritei com o que chegou a ser uma piada quase sem graça no início da minha peregrinação. A brilhante idéia do marqueteiro de plantão da empresa de comparar seus serviços a um clube supervisionado por um coronel... russo?

Que prova de eficiência. Eita comparação infeliz. Quem não sabe quão obsoletas andam as armas do país comunista depois do fim da URSS? E as histórias de corrupção no exército vermelho, com armas sendo vendidas por baixo do pano? O que era piada virou motivo de irritação. Afinal, eu era a piada...

Salve, salve
Juro, até  tentei ser fina. Apelei para minha urgência profissional, tentei apertar os cabos, supliquei por atendimento. Perdi de vez a paciência quando uma mocinha, entre entediada e poderosa anunciou: “Vou marcar seu atendimento para a primeira data disponível”. Meu coração exultou. Minha mente calculava: “Será em uma hora, quem sabe duas...”. A voz decretou: “Temos hora para domingo”.

“?” indaguei atordoada. “Domingo a que horas?” perguntei sem acreditar na proposta indecorosa. “Na parte da tarde”, sentenciou a operadora. Quem me conhece sabe,
tento me controlar para não explodir. Quase nunca consigo atingir o Nirvana em horas de sufoco, mas tentar, juro que tento. Não deu mais para aturar e minha voz foi se enchendo de indignação na medida em que, pausadamente, tentava explicar em tom de protesto: “Domingo a tarde? Quer dizer que além de empatar o meu trabalho vocês também querem atrapalhar o meu descanso?”

“É a data que sugerimos”, insistia a moça condescendente, enquanto eu informava: “Domingo nem pensar, ainda mais na hora do desfile do Simpatia é Quase Amor.” E encerrei a discussão agendando mais um round desse filme sobre direitos humanos para a segunda feira de manhã.

Hierarquia
Por isso, caro leitor, cá estou ouvindo o barulho do mar, aproveitando o sol de fim de tarde aqui no Leme. Me sentindo totalmente livre do jugo militar desta operadora incompetente.

Se o tal coronel russo acha que vai me dar ordens, decidir minha vida profissional e interferir na minha diversão está muito enganado. Há que se respeitar a hierarquia. Nunca vi coronel mandar em general... E o general da banda já ordenou: “Desligue as máquinas, esqueça a internet, chute esse mundo virtual pra escanteio”. É quase carnaval e se a ordem é para ser cumprida, vamos a ela...

Nos encontramos às 6 no desfile do Bola Preta, depois que o sol baixar e me expulsar, sem direito a apelação, aqui da minha praia. Na Ponta. Do Leme...

Valeria del Cueto e jornalista e cineasta
liberado para reprodução com o devido credito









2 comentários:

Sete Vidas Earthling disse...

yeah, I know, tecnicos are the nightmare of every normal computer user....
but then carnaval is to not sit in front of the computer. there are already too many computer addicts in the world. I haven't used my computer for so much time that I had 150 unread emails in my inbox when I opened it two days ago.....
what a nightmare. I would love to connect to the internet directly with my brain and write emails by thoughts so I coudl do it while sitting at the beach, in the bus, cycling etc. that would finally be a progress intechnology.
kisses
isa

XXXX YYYY disse...

Valéria. Parabéns. Seu texto é atraente, leve e divertido. Gostei dessa: "Quando tentei abrir a internet, nada aconteceu. Ou melhor, aconteceu que ela não me deu nem bom dia"...rsrs...Bjs.