sexta-feira, 9 de maio de 2008

Comecar mais uma...

Começar mais uma...

Texto e foto de Valéria del Cueto*

É em pleno vôo Rio Brasília que inicio minha viagem ao mundo mágico do centro-oeste. O destino final é Cuiabá, para onde retorno depois de dois anos de ausência. Durante este tempo, me concentrei em terminar meu curso superior, em Gestão Carnavalesca, no Rio de Janeiro.

O motivo inicial do deslocamento não poderia ser mais prosaico: renovar meu passaporte, a habilitação que havia vencido, e tirar uma nova via da minha carteira de identidade. E, já que a ordem é recuperar minha cidadania quase perdida, aproveitarei também pra regularizar minha situação eleitoral.

Por que sair do Rio de Janeiro e ir a Mato Grosso por tão pouco, perguntarão intrigados alguns amigos?

Ora, diacho, se Mato Grosso e Cuiabá me adotaram, é de lá que quero ser cidadã. Se não de "chapa", por que não nasci lá, pelo menos de documentos. Sou o que sou: uma cidadã mato-grossense.

Sei que um incrível périplo burocrático me aguarda, mas se é para ser uma tri atleta da papelada e dos meandros de comprovantes, taxas e documentação desta gincana, que seja por uma causa na qual acredito, no lugar por mim escolhido.

Com essas palavras, os objetivos acima firmados e a intenção de rever amigos e sons, cores, e tons que fazem parte da minha vida, é que abro mais uma série de escritos, sem encerrar as narrativas praianas da Ponta do Leme.

Primeiro, pensei em chamá-la de crônicas cuiabanas, mas acho que alguém já as publicas. Então, optei por um outro título que, diga-se de passagem,(Olha ela, que não é a da Conceição, nas bandas de Várzea Grande)  combina melhor com minha intenção de tocar laudas por parágrafos, encurtando os textos postados no SEM FIM, pelo menos os rabiscos desta série: Aqui nasce o Parador Cuyabano.

Bem vindos as minhas aventuras (sempre agradáveis e calorosas) pelas terras de Rondon.

*Valéria del Cueto é jornalista, cineasta e gestora de carnaval
Este artigo faz parte da série Parador Cuyabano


2 comentários:

Filipe Antunes disse...

Mai nada Valéria. Cada um como cada qual. Gostei do texto e que a saga continue. Bjs.

Helga Zimmermann disse...

Adoro viagens sempre ..mesmo as interiores que dão sempre como resultado+
...Crescimento .
Espero que teus sonhos, projetos de vida sejam uma realidade conquistada a cada dia.
Beijos Helga