terça-feira, 7 de setembro de 2010

Independência, a reminiscência




O dia 7 de setembro já foi uma data muito importante na vida dos estudantes.

O desfile era um momento aguardado, planejado e exaustivamente ensaiado nos mínimos detalhes.Acertar o passo dos alunos e afinar os instrumentos das bandas marciais das escolas tomava tempo e exigia dedicação.

Era assim no Colégio Batista de Ponta Porã, na década de 60.

As fotos são de dois anos seguidos, do período que moramos em Ponta Porã, Mato Grosso (antes da divisão).

Diria que tinha sete e oito anos, pelos uniformes. Na primeira foto, de 1967, desfilei a carater, camisa branca, saia caqui, com o escudo do colégio bordado no peito e...gravata!

O terceiro da fila, acho que se chama Moacir. Minha irmã, Gisela, a quinta da fila, usava o uniforme do pré primário. Um avental xadrezinho azul e branco e camisa branca por baixo. Portanto, eu devia estar no primeiro ano. Reparem que todos usavam sapatos pretos e nós, brancos.

As fotos seguintes são de 1968. Ali, já tinha descoberto que o uniforme era desconfortável para desfilar, então alguns alunos sugeriram usar um uniforme de educação física, para representar o esporte no colégio.

Abríamos o desfile. Na minha frente vai a Kátia. Já Gisela, minha irmã, partiu para outro tipo de exigência: uniforme de gala. Usou até luvas e uma faixa verde amarela. Impressionou pelo menos um espectador. O cachorro que a observa atentamente.

* Texto, reminiscências e fotos do acervo de Valéria del Cueto.

3 comentários:

Carlo Anton disse...

nice

Sete Vidas Earthling disse...

hehe, sim saia supercurta brasileira...
lindas as fotos.
trazem saudade dos tempos da inocencia da infância

Valeria del Cueto disse...

É por que era o uniforme de ginástica, um short com uma sainha por cima.