texto
e foto de Valéria del Cueto
dezembro
de 2005
Ando pelo calçadão, livre dos
carros entulhados do feriado anterior. Ironicamente, o único lugar cheio de
automóveis estacionados de forma irregular é o mais proibido de todos: em torno
da agência bancária. Nenhum guarda ou policial por perto para punir os infratores.
Cada um faz a sua parte. Incomoda
como pode. Até eu, ainda na praia, escrevendo sobre a vida, acabo participando.
Em casos como este, um pouco não é tudo, mas é muito.
PONTO DE VISTA
Valeria del Cueto e
jornalista e cineasta
liberado para reproducao
http://delcueto.multiply.com
Este
artigo faz parte da Serie Ponta do Leme, composto por E o Rapa Levou, Ate onde a Vista Alcanca, Pre Visoes do Tempo, O Rei da Praia, Ha os que nao Gostam, Ora Pois,
N.G. por V.d.C. e outros
mais que ainda virao....
e foto de Valéria del Cueto
dezembro
de 2005
Estou na Ponta. Estou no Leme,
novamente. Com o barulho do mar chiando nos meus ouvidos bem baixinho seu vai-e-vem.
Segundona. Sou a imagem da vingança do Garfield, que odeia segunda-feira.
novamente. Com o barulho do mar chiando nos meus ouvidos bem baixinho seu vai-e-vem.
Segundona. Sou a imagem da vingança do Garfield, que odeia segunda-feira.
Pensei que na última viagem
tivesse acontecido um cataclisma. É, a coisa foi séria. Como se todos os
defeitos que nos orgulhamos de não ter, subitamente começassem a se manifestar.
Primeiro, foi o show com Alexandre Pires, Alcione e outros mais. O Leme
amanheceu ao som ensurdecedor de todas as buzinas do Rio de Janeiro. Quem ousou
passar por perto disse que parecia reveillon.
tivesse acontecido um cataclisma. É, a coisa foi séria. Como se todos os
defeitos que nos orgulhamos de não ter, subitamente começassem a se manifestar.
Primeiro, foi o show com Alexandre Pires, Alcione e outros mais. O Leme
amanheceu ao som ensurdecedor de todas as buzinas do Rio de Janeiro. Quem ousou
passar por perto disse que parecia reveillon.
Pessoas cruzavam o túnel a pé, os
flanelinhas liberando o estacionamento em todo o calçadão do bairro. Um
inferno. E tome buzina Por que ninguém andava. A única diferença para o 31 de
dezembro, me contaram, é que o povo não estava de branco, uniforme exclusivo da
virada do ano.
flanelinhas liberando o estacionamento em todo o calçadão do bairro. Um
inferno. E tome buzina Por que ninguém andava. A única diferença para o 31 de
dezembro, me contaram, é que o povo não estava de branco, uniforme exclusivo da
virada do ano.
EU JURO QUE NÃO VI
Não posso assinar em baixo do que
conto. Confesso, não botei o nariz para fora de casa. As buzinas me bastaram
para indicar que o meu oásis se resumiria ao apartamento. Terminei de ler uma
policial noir e ataquei os destroços da minha geladeira combalida. Isto foi num
feriado.
conto. Confesso, não botei o nariz para fora de casa. As buzinas me bastaram
para indicar que o meu oásis se resumiria ao apartamento. Terminei de ler uma
policial noir e ataquei os destroços da minha geladeira combalida. Isto foi num
feriado.
Domingo a sinfonia pós-moderna
das buzinas começou de novo. Chego a pensar que é treinamento pro verão. Alguém
me lembra da Travessia dos Fortes. A festa é nossa e resolvo ir até lá. Em
busca do meu passado. Só alcanço a Ponta, onde já estão entregando as medalhas
para os nadadores, lá pelo meio dia. As buzinas diminuíram, a preguiça quase me
pegou. Mas fui lá. Rapaziada sarada, turma saúde. Ouço entre os vencedores das
inúmeras categorias, nomes do meu tempo de atleta. Saí jurando que um dia ainda
volto para uma piscina. Quando? Só Deus sabe...
das buzinas começou de novo. Chego a pensar que é treinamento pro verão. Alguém
me lembra da Travessia dos Fortes. A festa é nossa e resolvo ir até lá. Em
busca do meu passado. Só alcanço a Ponta, onde já estão entregando as medalhas
para os nadadores, lá pelo meio dia. As buzinas diminuíram, a preguiça quase me
pegou. Mas fui lá. Rapaziada sarada, turma saúde. Ouço entre os vencedores das
inúmeras categorias, nomes do meu tempo de atleta. Saí jurando que um dia ainda
volto para uma piscina. Quando? Só Deus sabe...
carros entulhados do feriado anterior. Ironicamente, o único lugar cheio de
automóveis estacionados de forma irregular é o mais proibido de todos: em torno
da agência bancária. Nenhum guarda ou policial por perto para punir os infratores.
A conta no zero. É ela que me faz
adotar a vingança do Garfield e estar na praia em plena segunda feira. No
caminho par a praia outra irregularidade: toda pista da orla ocupada por ônibus
e caminhões, como se o Leme fosse o lugar de retiro dos veículos pesados
cariocas na hora do almoço. Tá tudo dominado.
adotar a vingança do Garfield e estar na praia em plena segunda feira. No
caminho par a praia outra irregularidade: toda pista da orla ocupada por ônibus
e caminhões, como se o Leme fosse o lugar de retiro dos veículos pesados
cariocas na hora do almoço. Tá tudo dominado.
PROTESTOS VEEMENTES
Todo início de verão é assim. A
primeira carta reclamando da desordem urbana no bairro, provocada sempre por
“estrangeiros”, já foi publicada. Outras, certamente virão, até que recuperemos
parte da nossa paz ameaçada. E, para isso, usamos todas as armas. A imprensa,
reclamação junto às autoridades do trânsito, Guarda Micipal, PM, etc, etc...
primeira carta reclamando da desordem urbana no bairro, provocada sempre por
“estrangeiros”, já foi publicada. Outras, certamente virão, até que recuperemos
parte da nossa paz ameaçada. E, para isso, usamos todas as armas. A imprensa,
reclamação junto às autoridades do trânsito, Guarda Micipal, PM, etc, etc...
como pode. Até eu, ainda na praia, escrevendo sobre a vida, acabo participando.
Em casos como este, um pouco não é tudo, mas é muito.
PONTO DE VISTA
Confesso que passa pela minha
cabeça uma certa culpa. É fácil falar na minha posição. Deitada numa canga, em
plena segunda feira, olhando o motivo da minha crítica quando dou as costas
para este marzão. Separada deles, dos veículos pesados, por toda a extensão de
areia existente entre o oceano e o calçadão.
cabeça uma certa culpa. É fácil falar na minha posição. Deitada numa canga, em
plena segunda feira, olhando o motivo da minha crítica quando dou as costas
para este marzão. Separada deles, dos veículos pesados, por toda a extensão de
areia existente entre o oceano e o calçadão.
Tudo bem, o que posso fazer se
este local é a única vantagem real que ainda cultivo na vida? Lutar, por ele.
Preservar a Ponta do Leme, tratar bem quem me abriga e acolhe. Esteja na
posição que estiver, de frente ou de costas para a vida. Miau...
este local é a única vantagem real que ainda cultivo na vida? Lutar, por ele.
Preservar a Ponta do Leme, tratar bem quem me abriga e acolhe. Esteja na
posição que estiver, de frente ou de costas para a vida. Miau...
Valeria del Cueto e
jornalista e cineasta
liberado para reproducao
http://delcueto.multiply.com
Este
artigo faz parte da Serie Ponta do Leme, composto por E o Rapa Levou, Ate onde a Vista Alcanca, Pre Visoes do Tempo, O Rei da Praia, Ha os que nao Gostam, Ora Pois,
N.G. por V.d.C. e outros
mais que ainda virao....
5 comentários:
Que vagabunda, na praia na segunda feira...
E o melhor dia para estas coisas de baianagens.
So uma pergunta, para que perder tempo em piscinas??? Voce tem o marzao ai todinho para voce, um piscinao olimpico de seis quilometros. Veja para que lado a corrente esta levando, sua forca e decida se voce vai a favor ou contra. Se o mar estiver com ondas boas, marque um ponto final e pegue jacare atras de jacare ate chegar ao seu destino.
Aproveite por mim, baby.
Bjs
Gostei da sugestão de treino, meu personal, vou tentar. O problema é que a água está fria e a ressaca está danada. É helicóptero, pra lá, helicóptero pra cá...
Já que voce falou da praia na segunda, resolvi ir até lá, hoje, domingo, antes do arroz do Crespo, lá na casa da mãe. (aniversário, lembra?)
Bom, para seu conhecimento creio que amanhã, a praia (que é de lei), vai estar melhor ainda, pois terá efeito terapeutico, depois da ressaca (esta de caipirinhas da tarde de hoje).
Você vai fazer muuuuita falta, mas farei o possível para representa-lo a altura no evento acima mencionado. Vou aproveitar por nós dois, prometo.
Beijos
O Tag colocou este cometário do Gato no Supersitogood http://www.supersitegood.com/temalivre/texto.php?mat=745
de Marcos Antonio Moreira que publica meus artigos, crônicas e afins.
"Comentário de tag
Em 08/12/2005, 08h15
Minha alma canta
Li o gato hoje, Valéria, dia oito, e já havia lhe falado por e-mail que a buscara na multidão que via ou seguia a travessia dos fortes, e se escrevo agora é porque você me trouxe de volta ao Rio, aos meus dias de Leblon e Ipanema, e ia à praia todo dia, mergulhava na transparência azul do céu ou do verde mar a quebrar bem perto da terra, na beirinha, areia e espuma, o perfeito
casamento do oceano com meus sonhos
de ver um dia um Brasil mais
bonito, e sei que é, apesar
do kaos que é viver
a ausência de um líder,
governado por um títere
dos sindicatos, bancos,
enfim, do imperialismo
saudade de Alex Vianny
Vianinha, Paulo Silvino,
Hélio Fernandes, do poeta
Homero
Homem, da bênção
pedida no Antonio´s
a Carlinhos Oliveira
saudade de mim mesmo
desse gato
valeu, bruxinha, cronista
viva do dia-a-dia do Rio"
Foi o maior vexame, tu sabe que eu esqueci mesmo???
estou totalmente enrolado para pagar minhas contas e to trabalhando que nem um condenado, enquanto tem trabalho pois janeiro e um deus nos acuda aqui. Mas mandei os devidos parabens no programa de segundo- que esta cheio de raridades.
A agua pode estar fria hoja pode estar de ressaco hoja, mas isso nao e desculpa para dizer que nao nada pois precisa de uma piscina.
Depois que eu parei de nadar so vim entrar em uma piscina vinte anos depois aqui em Londres, e so porque aqui nao da para pegar onda.
Se o mar esta de ressaca meta um pe de pato e vai pegar jacare, baby... Vacila voce ainda da uma volta de helicoptero nos bracos de um salva vidas gostosao, se e que isso existe. Eu so vi salva vidas gostosona no Baywatch, e mesmo assim nao confio minha vida elas, silicone nao boia e tetas avantajadas nao sao muito hidrodinamicas.
Bjs
Bjs
Eu ouvi o programa de segunda. Uma parte dele, pois estava todo cortado. Depois de um tempo, cansei.
Bom, só volto a falar de mar quando a água esquentar um pouco. Fui, cheia de boas intenções dar um mergulho na segunda feira, último dia que fez sol por aqui, (fora hoje que abriu de novo, mas não pude ir a praia). Caramba! Estava muuuuuito gelada. Parecia água de fevereiro , quando aparecem agua-vivas. Brrrrrr. Estou sem uma camada de gordura capaz de amortecer o frio. Quanto ao salva-vidas, estou dispensando. Pela ocasião, que não vai fazer o ladrão...
Bjs estudantis
V
Postar um comentário