Pois não é que cheguei na capital de Mato Grosso na véspera da reabertura do Cine Teatro Cuiabà?
Descendo a Getúlio Vargas, ao cair da noite calorenta, em direção ao epicentro cultural da temporada, vi por que a obra demorou tanto. Isso, pensava eu com meus cordôes, observando o esforco para estender o tapete vermelho que "ornou" o asfalto em frente ao antigo prédio, contruído por Julio Muller, para a passagem do governador e a primeira dama. Em vez de deixarem o bichão rolar avenida abaixo, foi no muque que ele foi estendido, por diligentes funcionários, rua acima...
A noite mal comecava.
De longe, cuiabanos como Gloria Albues, Luis Borges e outros descolados, distantes do tumulto, viram as cortinas se abrindo para desnudarem a fachada do Cine Teatro, antes do pipocar dos fogos lancados do alto do edifício em frente.
Tanto esperamos, que acabamos no balcão do mezanino, observando e comentando a falação lá em baixo, no palco. Na hora de descerrar a placa, foi que deu pra observar o coletivo da obra. Isso depois de ouvirmos a explicação, dada pelo governador, para o tal tapete estendido para receber de volta D. Teresinha, que havia andado adoentada. Não posso deixar de reconhecer que a atitude foi fofa e cavalheiresca.
Depois, mais uma surpresa: a Orquestra de Mato Grosso, que tocou direitinho, quando o maestro Leandro Carvalho deixou. Segundo um cuiabano presente ele, o regente, "fala mais do que padre em dia de casamento de filha de maçon".
Com essa descrição, tão d'accord, sabia que estava chegando em casa... e em noite de festa!
PS: Sei que minha agilidade para publicar estas e outras materias que virão, falhou. Mas, diante do tempo que levou a obra do Cine Teatro, quem poderá me criticar? Essa coisa pega....
Texto e fotos de Valéria del Cueto para a série Parador Cuyabano 2009, do Sem Fim...
8 comentários:
Valeria no tiren Firewoks de arriba el lugar puede cojer fuego ya paso aqui hace dos anos
...super legal essa foto, ótimo acontecimento!
good morning
what orchestra is this?
Long time no see you
how are you doing?
Vartkes
Um acontecimento esperado desde o final do último milênio, Paulo. cheguei na data correta... Quanto a foto, sempre procuro algo que possa ser trabalhado. Você me ensinou...
Eu não queria mencionar esse "pequeno" detalhe, mas já que você tocou no assunto, que fique o alerta de quem já viu esse "filme".
É bom lembrar que a famosa e lindíssima cascata de fogos do Hotel Meridien que tradicionalmente iluminava o reveillon carioca foi proibida pelo Corpo de Bombeiros justamente pelo risco que representava para a multidão que acompanhava a passagem do ano em Copacabana.
?? hmmmmmmmmm
It´s hte Orquestra de Mato Grosso, from Leandro Carvalho.
I just movied again to Mato Grosso´s state, in country´s center. That´s the reazon I desapperead.
I am glad you appeared again
please write to me if you want
grazzias
Vartkes
Postar um comentário