Mostrando postagens com marcador marquêsdesapucaí. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador marquêsdesapucaí. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Mangueira ensaio técnico 2012




Dia 05 de fevereiro a Mangueira realizou seu único ensaio na Sapucaí. E, como já aconteceu em outras ocasiões, com outras agremiações, fui "tomada".

Este é o album onde estão indexadas, ainda em ordem cronológica, as fotos que farão parte de vários ensaios fotográficos: a concentração, Mestre Sala e Porta Bandeira, Marcela e Raphael, a Surdo Um e sua rainha, Renata Santos, as torcidas!

Como não tenho tempo de separar os ensaios, vai tudo numa onda verde e rosa!

Atenção para a marra da Surdo Um "tirando a farda" para as torcidas....

*agradecimentos Liesa, Riotur e os componentes da Mangueira.
** fotos de Valéria del Cueto para o SEM FIM... no carnaval 2012.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

São Clemente - ensaio técnico carnaval 2012




O bububu no bobobó dos musicais é o que a São Clemente vai mostrar na Sapucaí.

No ensaio técnico do dia 04 de fevereiro tive uma instabilidade de luz, o que acabou rendendo, em alguns momentos, uma fotografia de siluetas, bem diferente do que normalmente faço.

O exercício foi ampliado pelas cenas inéditas, captadas da torre, de alguns coleguinhas escolhidos pelos componentes da comissão de frente para participarem da coreografia.

Cruzei com e registrei a presença de vários colegas da faculdade de Carnaval.

Me surpreendi com crescimento de Raphaela Almeida, que começou a desfilar como princesa da bateria ainda criança e, agora, já é uma adolescente.

Para coroar a brincadeira - pois foi isso que os componentes fizeram na Sapucaí, brincaram -, uma sequência especial com Milton Cunha, meu mestre mais carnavalesco.

*agradecimentos Liesa, Riotur e os componentes da São Clemente.
** fotos de Valéria del Cueto para o SEM FIM... no carnaval 2012.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Salgueiro - ensaio técnico carnaval 2012




Depois escrevo, aproveitem as fotos!

*agradecimentos Liesa, Riotur e os componentes do Salgueiro.
** fotos de Valéria del Cueto para o SEM FIM... no carnaval 2012.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

União da Ilha do Governador - ensaio técnico carnaval 2012




DE LONDRES AO RIO: ERA UMA VEZ... UMA ILHA...
A do Governador passou no dia 29 de janeiro pela Sapucaí, no ensaio técnico, se preparando para apresentar no carval 2012 o enredo de Alex de Souza.
Destaque para Anderson Baltar. Fazia tempo que estava devendo um registro de seu amor azul e branco.

*agradecimentos Liesa, Riotur e os componentes da União da Ilha.
** fotos de Valéria del Cueto para o SEM FIM... no carnaval 2012.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Imperatriz Leopoldinense - ensaio técnico carnaval 2012




A verde e branco vem falando de Jorge amado, no enredo desenvolvido por Max Lopes

No ensaio técnico do dia 28 de janeiro, a escola de Ramos trouxe seus componentes para o ensaio embalado por Dominguinhos do Estácio. A frente da bateria de mestre Noca, a rainha Luisa Brunet.

Novamente senti as consequencias da briga do rochedo do meu novo flash e do mar de luz incontante com várias temperaturas da Sapucaí ainda em obras. Continuo gostando mais da luz natural que traduz o que vejo e me chama a atenção.

*agradecimentos Liesa, Riotur e os componentes da Imperatriz Leopoldinense.
** fotos de Valéria del Cueto para o SEM FIM... no carnaval 2012.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Portela - ensaio técnico carnaval 2012




Foi o primeiro ensaio técnico que consegui acompanhar, no dia 14 de janeiro.

Nele, tive a oportunidade de checar as condições de luz para os ensaios técnicos, diferentes do ano anterior, graças as obras de ampliação que estão sendo realizadas no sambódromo da Marques de Sapucaí.

Havia uma grande expectativa sobre o desempenho do samba da azul e branco de Oswaldo Cruz, considerado o melhor da safra 2012. Entre os autores da obra, um representante do Leme: o cantor e compositor Wandeley Monteiro.

Assistindo pela primeira vez ao ensaio técnico de sua escola o portelense Adriano, filho de Cinthia e Luíz Carlos Magalhães reinou na avenida.

*agradecimentos Liesa, Riotur e os componentes da Portela.
** fotos de Valéria del Cueto para o SEM FIM... no carnaval 2012

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Unidos da Tijuca - ensaio técnico carnaval 2012




A escola do Borel ensaiou no dia 15 de janeiro depois da Mocidade e consegui poucos registros, ainda na armação.

Mas consegui gravar o vídeo de Giovanna e Marquinhos no "esquenta" em frente ao recuo de bateria do setor 1, um dos temas que persigo nos ensaios técnicos.

*agradecimentos Liesa, Riotur e os componentes da Unidos da Tijuca.
** fotos de Valéria del Cueto para o SEM FIM... no carnaval 2012

domingo, 1 de janeiro de 2012

O 12 é 10




0 12 é 10!





Texto e foto de Valéria del Cueto

Quase que meus inúmeros leitores dançam e começam 2012 sem a crônica semanal. Dizer o que no dia 1 de janeiro? O de sempre? Aí não tem graça, por que é o que todo mundo vai esperar, certo? Tentei, tentei, e achei por bem, para não privá-los das “palavras de sabedoria” (?!), adiantar o relógio e pensar no futuro. Até aí tudo normal, não fosse o fato de que meu futuro é praticamente amanhã, mais exatamente daqui a uma semana. E, esse dia, o número não será o 12. Será o 10 que iremos comemorar!

Entendeu? Não? Então siga meu raciocínio: no próximo domingo, será reaberta a Passarela do Samba, na Marquês de Sapucaí, Rio de Janeiro, para a temporada de ensaios técnicos de 2012. A festa vai começar, no dia 08, com o ensaio da agremiação campeã em 2011, a Beija-Flor de Nilópolis. Parece que foi ontem, não é?

A partir daí, durante os finais de semana até o carnaval, as escolas dos Grupos Especial e de Acesso, levarão seus componentes para realizarem uma volta de reconhecimento e ajustes antes do desfile no carnaval.

Dizem que depois da construção do sambódromo, os ensaios técnicos foram a melhor sacada do mundo do carnaval carioca (a Cidade do Samba só veio depois). O momento em que o povo do samba pode estar próximo, ver e participar diretamente da maior festa popular do planeta. Detalhe: sem pagar um único centavo.

A cada ano cresce mais o número de assistentes e participantes desses alegres encontros semanais de animam o verão. A cada ensaio as escolas procuram aprimorar o “espetáculo”, valorizando o canto e a dança, normalmente escondidos sob o regulamento rigoroso dos dias oficiais do desfile carnavalesco.

É nos ensaios que dirigentes, componentes e ritmistas, assim como os apaixonados pelo carnaval, se reencontram. E ali, na pista e nas arquibancadas, comemoram o ano novo, agradecendo a chance de, mais uma vez, poderem participar direta ou indiretamente do espetáculo. Este agradecimento vem em forma de música, canto, dança e alegria. Pura e simplesmente.
O que há de diferente nesse ano de 2012? O 10, é claro! Será o décimo ano desde que a Liesa começou a organizar os ensaios técnicos.

Segundo Elmo dos Santos, o primeiro ensaio aconteceu anos antes, quando ele era presidente da Mangueira, com os ônibus que traziam os componentes fazendo as vezes de “alegorias” para dividirem os setores. Depois, a Estácio entrou na dança, a Beija-flor veio para a festa... até que, o Capitão Guimarães,  presidente da Liesa, a Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial, convidado por Elmo, foi dar uma olhada no acontecimento e viu o tamanho da brincadeira. Foi ele que, em 2002, oficializou o evento na Liesa.

De lá pra cá, muitos já deram palpites e idéias. Algumas pegaram, outras foram derrubadas antes de atrapalharem os objetivos iniciais da proposta. Já sugeriram que as passagens das escolas que acontecem aos sábados e domingos fossem cobradas, que sonorizassem a avenida inteira, em vez de usarem os carros de som que deixam o canto dos componentes serem ouvidos...

Explica-se o olho grande alguns e a colher furada de outros: no último carnaval, no dia do ensaio da Mangueira as arquibancadas e espaços liberados para o povo estavam lo-ta-dos.

Graças a Deus e ao bom coração dos dirigentes da Liesa, essas intenções estapafúrdias nunca pegaram e, até hoje, 10 anos depois de sua estréia, os ensaios ainda são espetáculos do povo, para o povo. Que assim seja, e siga sendo, para alegria geral da nação do carnaval que só espera uns dias depois da virada do ano para tomar conta da sua avenida, a passarela do samba carioca.  

* Valéria del Cueto é jornalista, cineasta e gestora de carnaval. Esta crônica faz parte da série e “Ponta do Leme”, do SEM FIM http://delcueto.multiply.com

terça-feira, 31 de maio de 2011

Portela - 2 ensaio técnico Sapucaí carnaval 2011




A abertura dos ensaios tecnicos de domingo, 20 de fevereiro de 2011 coube a Banda dos Fuzileiros Navais.

Enquanto ela se preparava para atravessar a Marques Sapucaí fui para a concentração da Portela aproveitei para fazer fotos dos instrumentos da bateria, detalhes da armação da escola.

Sheron Meneses, a simpática rainha de bateria distribuiu medalhinhas protetoras para os integrantes da azul e branca e a equipe da rede Globo aproveitou para registrar seu encontro com Monarco.

* Agradecimentos a Liesa, Riotur e aos integrantes da Portela.
**Fotos de Valéria del Cueto para o SEM FIM... no carnaval 2011

quinta-feira, 10 de março de 2011

Fogo, água e o ar da vitória na terra do carnaval!






Fogo, água e o ar da vitória
na terra do carnaval!





Texto e fotos de Valéria del Cueto
Depois do fogo foram as “águas de março”, cantadas por Tom Jobim, que fizeram a história da folia em 2011. O tempo pode não ser o senhor da razão, mas influencia no muito no resultado dos desfiles!

A São Clemente abriu o Grupo Especial declarando seu amor ao Rio numa linguagem bem carioca. Um dos carros formava um globo de guarda-chuvas com imagens turísticas da cidade, dessas vendidas a rodo pelos ambulantes. Elas deveriam ter sido distribuídas para facilitar a vida do povo das arquibancadas!

A Imperatriz Leopoldinense falava da saúde e do DNA do samba, mas não levantou a avenida. Tão pouco a Portela que passou apresentando uma das muitas baterias fantasiadas de militares. A marinha foi homenageada na Beija Flor. A Unidos da Tijuca (Bope) e Mangueira (exército) seguiram a influência das Unidades Pacificadoras, as UPPs, na moda e no cotidiano das comunidades. Já a Mocidade, com seus sátiros, e a Porto da Pedra e os fantasminhas de Maria Clara Machado, deram asas à imaginação.

Havia alas dos Ratos e Urubus de Joãozinho Trinta em no mínimo duas escolas. Uma delas, na São Clemente. Pelo menos, eram criações do nosso próprio imaginário carnavalesco. Chato foi ver, por exemplo, alas e carros de Avatares. Na Unidos da Tijuca, que falava de alma penada e medos cinematográficos, e no Salgueiro. Só o carnaval para fazer de Avatar um susto (fora o fato de serem meio esquisitos) e carioca!

Assim chegamos a Paulo Barros e suas franquias mundiais. Harry Potter, Indiana Jones, os Caça Fantasmas e Transformers fizeram da Tijuca um clichezão. Resta saber se pirata ou devidamente autorizado pelos estúdios americanos. É bem feito, mas um apelo fácil. Ano passado tivemos Batman, Michel Jacson e outros super heróis, lembram?

Melhor foi a Porto da Pedra e as peças infantis de Maria Clara Machado, produtos genuinamente brasileiros.

O que fazia King Kong no enredo Rio no Cinema, do Salgueiro? Para esta pergunta há, sim, uma resposta: para acabar com a harmonia da escola e fazê-la perder pontos preciosos. O carro do gorila engasgou na curva ao entrar na Sapucaí. Foi dramático.

Este enredo não começou no dia do desfile. Das  escolas prejudicadas pelo incêndio na Cidade do Samba a mais bem resolvida foi a União da Ilha do Governador, comprovando a teoria de Darwin de que a vida é um mistério ao passar livre, leve e feliz.

Ao contrário da Portela, que não conseguiu debelar a crise nem com a presença de portelenses ilustres, como Paulinho da Viola, nem com o arroz de festa Ronaldinho. Entrou água na travessia azul e branca.

Água mesmo quem viu e sentiu foi a Grande Rio que  pulou do caldeirão do fogo no barracão para o dilúvio. A chuva caiu forte do início ao fim do  desfile, ensopando os famosos que prestavam solidariedade à comunidade de Duque de Caxias.

O enredo da Mocidade semeou a folia na Sapucaí, falando de festas originadas do calendário agrícola, entre elas, o próprio carnaval. Desde outubro registro seu barracão e entendo quem só consegue ver sua escola do coração com olhos amorosos e tem sempre para com ela uma atitude calorosa e confiante.

Imaginem o valor desses sentimentos quando se fala da própria história, caso da Mangueira e de Nelson Cavaquinho exaltado com “paradonas” sensacionais da bateria e uma favela, já premiada com o Estandarte de Ouro, na Comissão de Frente.

A Vila Isabel contou a história dos cabelos, com um belo samba conduzido pela bateria de mestre Átila, muitas perucas e a presença de Gisele Bündchen. As arquibancadas saudaram com rosas vermelhas o rei Roberto Carlos e seu milhão de amigos, enredo da Beija Flor. E foram todas as emoções.

Para terminar, um conselho ao prefeito do Rio de Janeiro. Que ele faça as pazes com São Pedro para evitar reveillons e carnavais chuvosos como este de 2011. Nem os cariocas nem os turistas merecem tanta água!

terça-feira, 8 de março de 2011

Mangueira - comissão de frente - Carnaval 2011




Aluízio Derizans, que conheci aqui no multiply, me pediu para fazer duas fotos da Comissão de Frente da Mangueira, última escola a desfilar na Sapucaí, na noite de domingo.

Ele queria um registro da parede que trazia o lindo dito popular "Passarinho não canta, lamenta" e também da imagem de São Sebastião na birosca. Quando cheguei na armação, em frente ao Setor 1, me preocupei primeiro em fotografar os takes encomendados.

Dali, fui para um dos lugares em que a comissão se apresenta para os jurados acompanhar toda sua evolução. Gostei tanto dos detalhes da "favela"que parti para outro ponto de apresentação e produzi novos planos, valorizando os ícones detalhesdos no "cenário".

A comissão ganho o Estandarte de Ouro no quesito Comissão de Frente e mai uma vez, Aluízio me colocou na cara do gol no site da Mangueira.

* fotos de Valéria del Cueto para o SEM FIM produzidas pela del Cueto - assessoria e produção.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Carnaval Carioca: o show vai continuar!

Carnaval Carioca: o show vai continuar!

“O Mistério da Vida", enredo da União da Ilha do Governador, abre a segunda-feira na passarela do samba carioca. A expedição científica de Darwin a bordo do navio britânico Beagle conduz a narrativa do carnavalesco, Alex de Souza, exaltando o espírito de aventura presente em tantos carnavais da escola. Este ano, 2.500 fantasias e um carro alegórico foram destruídos no incêndio de seu barracão. A aventura começou mais cedo...

O Salgueiro vai transformar a avenida na Sapucaí Produções Cinematográficas, estúdio que mostrará “O Rio no cinema”. O filme começa com uma caçada ao tesouro perdido da Atlântida que afundou na baía de Guanabara. O enredo de Renato Lage passará por imagens que fizeram a Cidade Maravilhosa famosa nas telas.

A Mocidade Independente de Padre Miguel, mais uma vez sob a batuta do carnavalesco Cid Carvalho, evolui ano a ano, buscando novamente se posicionar entre as primeiras colocadas do grupo especial. Com o enredo “Parábola dos Divinos Semeadores” contará a história das festas populares que são realizadas para comemorar e reverenciar o calendário agrícola. Como vi passo a passo o desenvolvimento do barracão da escola, sou suspeita para avaliar seu potencial, mas posso afirmar que o trabalho artístico é detalhista e de muito bom gosto. Agora, só falta descobrir como a comunidade responderá a chamada do samba enredo: “Tá todo mundo aí? Levanta a mão, quem é filho desse chão!”

Sai pra lá assombração! A Acadêmicos do Grande Rio, com “Y-Jurerê Mirim, a encantadora Ilha das Bruxas”, enredo desenvolvido pelo carnavalesco Cahê Rodrigues, baseado num conto de Cascaes, falará de Florianópolis, Santa Catarina. A escola conta com a força das celebridades e da bateria de Mestre Ciça para incentivar a comunidade de Duque de Caxias a superar a perda total de fantasias e dos carros alegóricos que estavam no seu barracão da Cidade do Samba.

Comemorando os noventa anos da dramaturga e fundadora do Tablado, Maria Clara Machado, a Porto da Pedra povoará a passarela com personagens que habitam a imaginação das crianças que assistiram peças como “A Bruxinha que era boa”, “Pluft, o Fantasminha”, “Maroquinhas Fru-fru”, “O Rapto das Cebolinhas”, “Tribobó City” e tantas outras, presentes no enredo “O sonho sempre vem pra quem sonhar...”. Paulo Meneses, seu carnavalesco, já realizou um lindo desfile na a União da Ilha, então no grupo de Acesso, em 2004, sobre a autora.

Com “Roberto Carlos: A simplicidade de um rei”, a Beija-Flor encerra o segundo dia de desfiles no sambódromo Darcy Ribeiro, a passarela do samba carioca. De Cachoeiro de Itapemirim à enseada da Urca a agremiação de Nilópolis contará a história do rei da MPB para voltar a brigar pelo titulo de campeã do carnaval carioca. A comissão de carnaval da escola teve que lidar com algumas exigências do astro, como não usar sua imagem na camisa oficial e trocar a palavra “magia” por “alegria” no samba. Este segundo pedido não pode ser atendido, pelo fato da composição de Samir Trindade, Serginho Aguiar, JR. Beija-Flor, Sidney de Pilares, Jorginho Moreira, Théo M. Netto, Mourão e Cleber do Sindicato já estar gravada no CD do Grupo Especial.

Hoje tem:

- União da Ilha Início 21:00
- Salgueiro - Entre 22:05 e 22:22
- Mocidade - Entre 23:10 e 23:44
- Grande Rio - Entre 00:15 e 01:06
- Porto da Pedra - Entre 01:20 e 02:28
- Beija Flor - Entre 02:25 e 03:50

Apuração do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro: Quarta, 9 de março, às 15hs (horário de Brasília)

...

*Valéria del Cueto é jornalista, cineasta, gestora de carnaval e porta-estandarte do Saite Bão.

domingo, 6 de março de 2011

Balança Sapucaí, o desfile vai começar!

Balança Sapucaí, o desfile vai começar!

O Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro não vai ser igual àqueles que passaram. O incêndio dos barracões das escolas União da Ilha do Governador, Grande Rio e Portela, na Cidade do Samba, zona Portuária do Rio, na manhã de 7 de fevereiro provocou alterações no regulamento do Carnaval 2011.


As três escolas que perderam fantasias, alegorias e, no caso da Grande Rio, todos os seus carros alegóricos, não pontuarão e estão fora do desfile das Campeãs. Neste ano, nenhuma escola cairá para o Grupo de Acesso. Também houve alteração na ordem dos desfiles. De acordo com o sorteio da LIESA todas as agremiações prejudicadas desfilavam na segunda feira. Foi definida a inversão dos dias da Portela e da Mocidade, equilibrando melhor o espetáculo.

A São Clemente traz o enredo “O seu, o meu, o nosso Rio, abençoado por Deus e bonito por natureza”. O tema é a cara da escola que promete brincar na avenida cantando a cidade e abrindo o carnaval na Sapucaí.

- Eu quero é sambar! "A Imperatriz adverte: Sambar faz bem à saúde" enredo que Max Lopes apresenta na escola de Ramos, abordará a história da medicina e mostrará que o DNA do samba está nas veias do componentes da verde e branco de Ramos. Luísa Brunet já anunciou que ano que vem passa o posto de Rainha da Bateria. A julgar pela foto vai deixar saudades...

Uma “carta de navegação” que fala das rotas marítimas exalta os 100 anos do Porto do Rio de Janeiro. As cores da Portela combinam com o enredo “Rio, Azul da Cor do Mar”. Ela é uma das agremiações que sofreram sérios prejuízos com o incêndio na Cidade do Samba. A comunidade portelense não gostou muito de não pontuar, alegando que apenas 2 quesitos foram prejudicados.

Pague para entrar e reze para sair! A quarta escola é a campeã do último carnaval e Paulo Barros, seu carnavalesco, promete no enredo “Esta Noite Levarei sua Alma” arrastar, num filme pela avenida, novamente o grito de “é campeã”. A escola do Borel, das cores azul pavão e amarelo dourado, promete tirar novamente o fôlego da Sapucaí. Se o resto dos quesitos estiver tão afinado quanto o canto apresentado nos ensaios técnicos, ela vai dar trabalho!
Rosa Magalhães fala na Vila Isabel dos “Mitos e Histórias entrelaçados pelos fios de Cabelo”. A Vila vem mordida novamente depois de ter sido prejudicada por problemas de som último desfile. De Sansão à Rapunzel, abusará das perucas e vem com um dos melhores sambas do ano que já avisa no primeiro verso: “Respeite a coroa em meu pavilhão”.

A Mangueira fecha o primeiro dia de desfiles falando de sua história em “O Filho fiel, Sempre Mangueira”, no caso, o compositor que queria flores em vida, Nelson Cavaquinho.

...

Desfiles de hoje:

- São Clemente - 21:00
- Imperatriz - Entre 22:05 e 22:22
- Portela - Entre 23:10 e 23:44
- Unidos da Tijuca - Entre 00:15 e 01:06
- Vila Isabel - Entre 01:20 e 02:28
- Mangueira - Entre 02:25 e 03:50

...

Dicas para internautas:

- Rádios e sites, como a Tupi (http://www.tupi.am/), transmitirão o desfile em tempo real (áudio e vídeo) com comentaristas especializados.

- No site da LIESA (http://liesa.globo.com/), na parte inferior, está o ABRE-ALAS, roteiro de tudo que as escolas apresentarão, entregue aos jurados e a imprensa. É o livreto da Ópera carnavalesca.

Imperdível!

...

*Valéria del Cueto é jornalista, cineasta, gestora de carnaval e porta-estandarte do Saote Bão

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Desfile do Grupo Especial - carnaval 2011 - SEGUNDA

Start:     Mar 7, '11 9:00p
End:     Mar 8, '11
Location:     Sambódromo Darcy Ribeiro, Marquês de Sapucaí - Rio de Janeiro/ Brasil
Início 21:00 - União da Ilha
Entre 22:05 e 22:22 - Salgueiro
Entre 23:10 e 23:44 - Mocidade
Entre 00:15 e 01:06 - Grande Rio
Entre 01:20 e 02:28 - Porto da Pedra
Entre 02:25 e 03:50 - Beija Flor

Desfile do Grupo Especial - carnaval 2011 - DOMINGO

Start:     Mar 6, '11 9:00p
End:     Mar 7, '11
Location:     Sambódromo Darcy Ribeiro, Marquês de Sapucaí - Rio de Janeiro/ Brasil
Início 21:00 - São Clemente
Entre 22:05 e 22:22 - Imperatriz
Entre 23:10 e 23:44 - Portela
Entre 00:15 e 01:06 - Unidos da Tijuca
Entre 01:20 e 02:28 - Vila Isabel
Entre 02:25 e 03:50 - Mangueira

União da Ilha do Governador - 2 ensaio técnico carnaval 2011




O Mistério da Vida, título do enredo de Alex de Souza, é a melhor definição para o acontecimento que mudou o rumo do carnaval de três escolas de samba do Rio de Janeiro - Ilha, Portela e Grande Rio - neste Carnaval. O incêndio dos barracões na Cidade do Samba, mobilizou as co-irmãs e o mundo do carnaval.

A Ilha foi a primeira da prejudicadas a fazer um ensaio técnico na Sapucaí. A emoção marcou o desfile, no sábado, 12 de fevereiro.
Antes do ensaio circulei pela concentração e conversei com alguns componentes do naipe de agogos da bateria e vi os preparativos dos foliões.
Os componetes da Ilha, apresentados pelo ator Alexandre Borges e Bruna Bruno, rainha da bateria, foram calorosamente recebidos pelo setor 1.

* Agradecimentos a Liesa, Riotur e aos integrantes da Grande Rio.
**Fotos de Valéria del Cueto para o SEM FIM... no carnaval 2011

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Mocidade - 2 ensaio técnico na Sapucaí do carnaval 2011




O segundo ensaio técnico da Mocidade foi domingo, 13 de fevereiro.
Como estou fazendo um trabalho diferenciado com a escola, ampliei o número de fotos para registrar o que se esconde no meio das fantasias da escola. A organização, o desfile e os componentes da agremiação.
Por enquanto, as fotos estão em ordem cronológica mas, posteriormente, serão divididas em outros albuns, que valorizem alguns temas e detalhes que procurei fotografar.
Agradeço a Riotur, Liesa, à diretoria da Mocidade e seus componentes, sempre disponíveis e dispostos a mostrar o melhor da verde e branco.
* fotos de Valéria del Cueto para o Sem Fim... Carnaval 2011.

Mocidade Independente de Padre Miguel armação - ensaio técnico carnaval 2011




O segundo ensaio técnico da Mocidade foi domingo, 13 de fevereiro.
Na armação o clima é de solidariedade para com as co-irmãs prejudicadas pelo incêndio na Cidade do Samba. Na preparação da escola: as baianas da Mocidade se apresentam para o setor 1, assim como o mestre sala Fabrício e a porta bandeira Cristiane sob olhar o presidente Paulo Vianna e da rainha de bateria Andrea de Andrade.
A declaração de união explícita do carnavalesco Cid Carvalho anuncia sua permanência na escola por mais um ano. O reencontro com Jussara, colega de Gestão Carnavalesca, entre as cuícas da Mocidade.
Tá todo mundo aí?
Acho que sim...

* Como estou fazendo um trabalho diferenciado com a escola, ampliei o número de fotos para registrar o que se esconde no meio das fantasias da escola. A organização, o desfile e os componentes da agremiação.
Por enquanto, as fotos estão em ordem cronológica mas, posteriormente, serão divididas em outros albuns, que valorizem alguns temas e detalhes que procurei fotografar.
**Agradeço a Riotur, Liesa, à diretoria da Mocidade e seus componentes, sempre disponíveis e dispostos a mostrar o melhor da verde e branco.
*** fotos de Valéria del Cueto para o Sem Fim... Carnaval 2011.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Mangueira - 2 ensaio técnico na Sapucaí do carnaval 2011




Eis o registro do segundo ensaio técnico da Mangueira, dia 13 de fevereiro.
Mais caprichado por necessidade de manter o padrão que tanto agradou ao amigo Aluízio. Procurei, inclusive, um novo ângulo para as fotos.

Também me esforçei por fotografar o novo mestre de bateria da verde e rosa, Mestre Ailton. No mais, é a Mangueira cantando Nelson Cavaquinho, na Sapucaí.

* Agradecimentos a Liesa e Riotur e aos componentes da verde e rosa.
**Fotos de Valéria del Cueto para o SEM FIM... no carnaval 2011

Mangueira armação do 2 ensaio técnico na Sapucaí do carnaval 2011




Pra começar...
Esta é a abertura, no setor 1 do segundo ensaio técnico da Mangueira, realizado dia 13 de fevereiro. Arquibancadas lotadas e uma apresentação especial em frente as arquibancadas da armação preparada pela bateria e os passistas.

* Agradecimentos a Liesa e Riotur e aos componentes da verde e rosa.
**Fotos de Valéria del Cueto para o SEM FIM... no carnaval 2011