Mostrando postagens com marcador fotos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador fotos. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Pede que dá. Lá vem a emoção! 40 anos do Sambódromo da Sapucaí

Pede que dá. Lá vem a emoção!

40 anos do Sambódromo da Sapucaí

Texto e fotos de Valéria del Cueto

Uma série de muitas temporadas passa pela cabeça de quem testemunhou a revolução que a obra arquitetônica (construída em 120 dias pelo governador Leonel Brizola, incentivado pelo antropólogo Darcy Ribeiro e criada por Oscar Niemeyer no berço do samba carioca), produziu na manifestação que se transformou num dos maiores espetáculos de cultura popular da Terra. O desfile das escolas de samba da elite do carnaval, ano após ano, alcança milhões de espectadores ao redor do planeta.

A pista da Passarela do Samba é caixa de ressonância de temas explorados pelas agremiações em seus enredos trabalhados por meses a fio pelas comunidades da região metropolitana envolvidas na preparação da f(r)esta.

Paola Oliveira precisa de legenda?

Nesse período, que virou o século e ultrapassou o milênio, quantas vezes se decretou que “o samba sambou”? A festa se renova e adapta aos novos tempos.  Incorpora tecnologia, quebra barreiras de modismos e se ressignifica conforme a dança enquanto luta heroicamente para não perder sua essência, preservar a ancestralidade e preparar os futuros sambistas.

Furando a bolha - Entre muitas tentativas de atrair a atenção das novas gerações com o incremento de ações de marketing, que incluíram o lançamento das latinhas de cerveja homenageando as agremiações e a aposta maciça em conteúdos nas redes sociais, o que acabou sendo o agente catalizador que marcará o carnaval de 2024 e explodiu, como há muito tempo não se via, no pré-carnaval foi... um samba!



Campeã nas paradas de sucesso desde o réveillon, a composição canta as qualidades de um produto tipicamente brasileiro, o caju. Defendida performaticamente por Zé Paulo Sierra, exalta a fruta tropical e a irreverência numa letra cheia de picardia que tem, entre seus autores, o humorista Marcelo Adnet. O refrão chiclete da Mocidade Independente de Padre Miguel caiu na boca do povo pelo país afora!

Ensaios técnicos - Foi o caju que botou a Sapucaí para cantar já na abertura dos ensaios técnicos dos finais de semana de janeiro realizados, pra variar, em meio as chuvas que castigaram o Rio. Justiça seja feita: as tempestades que fecharam, por exemplo, a principal artéria metropolitana, a Avenida Brasil, não alagaram a Marquês de Sapucaí. Sinal que esse ano o dever de casa foi feito com antecedência e o sistema de drenagem de esgotos do local previamente limpo. Os sambistas molhados, mas não empoçados, agradecem!

Parangolé cenográfico - Na missão de se adequar às exigências das transformações tecnológicas de produção de mega espetáculos vamos para o terceiro ano de implantação da iluminação cênica da pista. Assim como na questão do gigantismo das comissões de frente, ainda não há unanimidade na utilização dos 570 refletores e todo o caríssimo aparato envolvido.

Nem todas as escolas vão aderir a utilização dos recursos disponibilizados. Caso da campeã de 2023, a Imperatriz Leopoldinense. Seu carnavalesco, Leandro Vieira, foi protagonista de uma das polêmicas pré-carnaval nas redes ao afirmar que a luz privilegia os carros alegóricos, mas esconde os sambistas e as fantasias criadas para contar o enredo.

Cig(Bai)anas da Imperatriz, o bi traçado na palma da mão?
Nos intervalos entre os desfiles a ambientação do sistema de iluminação deixa a pista parecendo “casa da luz vermelha”. Aquelas das currutelas do sertão profundo. Cansa. Vamos combinar que sua melhor utilização foi justamente quando ela se apagou, no ensaio técnico do Salgueiro, para que os vagalumes/lanternas dos componentes passeassem pela penumbra da floresta Yanomami do enredo Hutukara.

A fila anda e o que foi revolucionário há 40 anos ganha novos contextos. Algumas intervenções são absorvidas, outras ficam na pista. A nova geração que assumirá os destinos da LIESA, a Liga da Escolas de Samba, implanta a marca @RioCarnaval. Sob o comando do herdeiro de Anísio Abraão David, Gabriel, ela repagina a folia e delineia, mais uma vez, o avanço dos camarotes temáticos sobre as frisas da passarela.

O culto a ancestralidade garante a aposta: o futuro é o samba.

A pista, por enquanto, continua sendo território demarcado do povo samba. Corpo, voz, consciência e chão da essência de valor incalculável de uma das manifestações culturais mais relevantes do Brasil.

Domingo 11 de fevereiro

Quem abre os desfiles do carnaval 2024 é a Porto da Pedra, campeã do acesso. O carnavalesco Mauro Quintaes aposta no cordel do "Lunário Perpétuo - A profética do saber popular" celebrando seus ensinamentos e desdobramentos com Antônio da Nóbrega como guia do enredo da comunidade de São Gonçalo.

Também vem do nordeste o tema da Beija-Flor "Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila". Nilópolis chega com sua força máxima, capitaneada por Neguinho da Beija-Flor, os condutores de seu pavilhão, Selminha Sorriso e Claudinho, e a força de sua comunidade.

Na pista e nas arquibancadas, o protesto pela proteção aos indígenas


É "Hutukara" o grito de protesto do Salgueiro que o carnavalesco Edson Pereira faz retumbar na Sapucaí sobre a questão Yanomami. A comissão de frente de Patrick Carvalho promete impactar a plateia. Até o ator Leonardo di Capri já mencionou o enredo em suas redes sociais. Furou a bolha...

A Grande Rio em “Nosso destino é ser onça”, de Leonardo Bora e Gabriel Haddad, faz uma viagem antropológica pelo Brasil profundo. Vamos ver se a onça vem beber água na Sapucaí.

A onça, nossa conhecida, a protagonista do desfile da Grande Rio

"O Conto de Fados" da Unidos da Tijuca quer revelar em seu samba fadado, com grandeza e encantos, segundo o carnavalesco Alexandre Louzada, versos do pequeno imenso Portugal na voz de seu interprete Ito Melodia.

A Imperatriz Leopoldinense tenta o bicampeonato e fecha a noite de domingo falando do universo cigano no enredo "Com a sorte virada pra lua, segundo o testamento da cigana Esmeralda". Sem luz cenográfica, já que Leandro Vieira pretende usar a luz do nascer do dia para valorizar a estética de sua proposta.

Segunda 12 de fevereiro

Quem abre a noite é Mocidade Independente com a sinopse tropicalista criada por Fábio Fabato e desenvolvida por Marcus Ferreira, “Pede Caju Que Dou… Pé de Caju Que Dá”. Já vimos nos ensaios técnicos o efeito Zé Paulo Sierra e da Não Existe Mais Quente, a bateria de Mestre Dudu, nas arquibancadas da Sapucaí. Será um sacode. Todos torcem para que essa catarse se reproduza nos demais quesitos da escola.  

Tropicalismo, a aposta estética da Mocidade

Um Defeito de Cor”, enredo da Portela, é o ponto de partida de Antônio Gonzaga e André Rodrigues para criar a carta de Luiz Gama para sua mãe, protagonista do livro de Ana Maria Gonçalvez. Atenção às bossas da Tabajara do Samba, de Nilo Sérgio, com toques dos santos e a parceria inédita do casal de porta-bandeira e mestre-sala Squel Jorgea e Marlon Lamar.

Na Vila Isabel a reedição o enredo de “Gbalá: uma viagem ao Templo da Criação”, de 1993, criado por Oswaldo Jardim, está sob responsabilidade de Paulo Barros. Embalada pelo belo samba de Martinho da Vila que prega que é preciso resgatar o futuro e, para essa tarefa, só as crianças estão aptas. A Vila já fechou com a equipe atual para o carnaval 2025.

Sou da Vila não tem jeito: o amor declarado do ritmista

A dupla Annik Salmon e Guilherme Estevão com "A Negra Voz do Amanhã", homenageia Alcione. A cantora é fundadora da escola mirim Mangueira do Amanhã. Justa homenagem em vida da comunidade verde e rosa a uma incentivadora apaixonada da Estação Primeira.


A Revolta da Chibata, de 1910, é o ponto de partida da proposta de Jack Vasconcelos no enredo do Paraíso do Tuiuti, “Glória ao Almirante Negro!”. Pixulé puxa o samba de Moacyr Luz e a rainha Mayara Lima coreografa as bossas da Bateria Super Som, de Mestre Marcão, estandarte de ouro no último carnaval.

Quem fecha os desfiles do Grupo Especial é a vice-campeã de 2023, a Viradouro. Tarcísio Zanon explora o texto de João Gustavo Melo sobre uma divindade vodum, “Arroboboi, Dangbé” para, com a bateria de Mestre Ciça, a Rainha Erika Januza e o novo reforço Wander Pires, tentar o campeonato.

Viradouro e a divindade vodum cultuada na Bahia 

Desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro

Domingo 11/02 - Porto da Pedra, Beija-Flor, Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca, Imperatriz Leopoldinense

Segunda 12/02 - Mocidade Independente, Portela, Vila Isabel, Mangueira, Paraíso do Tuiuti, Viradouro

Transmissão TV Globo e Globoplay às 22h. Sugestão: comentários da Tupi.fm

*Agradecimentos à @riocarnaval, Liesa, Riotur e, especialmente, ao povo do samba que faz a festa acontecer.

Studio na Colab55

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Glória ao Samba e a Mangueira



Glória ao Samba canta Mangueira – A Semente do Samba e seus Frutos

Dessa vez foi num sábado, 29 de junho de 2019. O teatro novamente o Rival. A platéia diferente, já que ali estava a pesquisa sobre os primórdios da verde e rosa e as histórias dos sambas do Morro da Mangueira.

Os quinze blocos do show do coletivo Glória ao Samba passearam pela memória musical da escola e dos compositores que fizeram o nome da agremiação.

A abertura retrocedeu no tempo, para recordar Mano Elói e o primeiro samba tocado no morro, “O Padre diz Miserê“, “Rosa Meu Bem“, de Antonico (aquele), o primeiro samba de Cartola, ” Chega de Deamanda“, e de Carlos Cachaça, ” Não me deixaste ir ao samba“.

Nos blocos subsequentes foram apresentadas composições inéditas, como a primeira parceria de Cartola com Carlos Cachaça, “Pudesse meu ideal“, uma parceria da dupla e Nuno Veloso, “Levanta, Gigante“, e, de Cartola e Brogogério, “Perdão, sr. Presidente

O tempero do show certamente foi a apresentação das pastoras, mostrando seu requebrado.


As histórias, saborosas, faziam a ligação entre as músicas, No palco, os muitos músicos do coletivo e seus convidados mangueirenses. O compositor Hélio Turco, as pastoras Gueisinha, Zenith e Soninha da Pedra representavam a verde e rosa. Também teve a participação de Francineth, parceira do Glória ao Samba em outros espetáculos.


O trabalho do Glória ao Samba é de excelência musical. A pesquisa cuidadosa e apaixonada. Mas há mais.

A sensação que tive nos dois espetáculos registrados aqui no site carnavalerio.com a homenagem à Portela e, agora, à Mangueira, é a capacidade de, não apenas surpreender as novas gerações que são apresentadas a uma produção musical inspirada e ainda atual, mas de trazer de volta o brilho no olhar de gente que, pelos caminhos dos roteiros dos shows, tem a chance de reviver versos e melodias que, sem o grupo, estariam perdidas no fundo da memória.

Elas são resgatadas por quem tem o privilégio de assistir aos espetáculos. Não tem preço ser testemunha e interagir nesses momentos, misturada a platéia. Coisa que os músicos do Glória ao Samba podem até perceber. Do palco…

Clique AQUI ou na foto para acessar o álbum Glória ao Samba e a Mangueira do Flickr.

Ensaio fotográfico e registros no canal del Cueto, no youtube de (C)2019 Valéria del Cueto, all rights reserved
@no_rumo do Sem Fim… delcueto.wordpress.com
@delcueto para CarnevaleRio.com
Curta nossa página no Facebook e faça sua inscrição no Canal del Cueto no Youtube, desde 2008 registrando momentos do carnaval carioca.

Aqui tem mais pra você:

“No rumo do Sem Fim” você encontra o conteúdo produzido por Valéria del Cueto e também links para objetos e desejos produzidos no Studio@delcueto!

Sabe o que é #photodesign? Ideias  disponíveis nas plataformas:
Colab55
Redbubble

Já se inscreveu no canal delcueto no youtube? Corra!

Siga os instagrans
@valeriadelcueto
@delcueto.studio

Studio na Colab55

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Pipa, Tibaú do Sul, paraíso do RN

Pipa, Tibaú do Sul, Rio Grande do NortePipa, Tibaú do Sul, RN

Pipa, em Tibaú do Sul, município no litoral ao sul de Natal, capital do Rio Grande do Norte é um paraíso descoberto por surfistas. A região,  com suas belas praias, como Madeiro e do Amor, virou point re-conhecido internacionalmente.

Ensaio para "Quem procura, acha, da série Nordeste, em julho de 2016, por Valéria del Cueto  na viagem realizada a convite do Governo do Rio Grande do Norte, Setur-RN/Emprotur, com recursos do RN Sustentável.

Link para as fotos do ensaio no Flickr
Pipa, Tibaú do Sul, RN//embedr.flickr.com/assets/client-code.js

Quer ver mais da região? Desbrave a série Nordeste @no_rumo do Sem Fim… por @delcueto
Studio na Colab55

domingo, 20 de outubro de 2013

Falhei...

VenariaR 1301013 036 Corso del Rei vencedor
Texto e foto de Valéria del Cueto
Tinha me prometido que os textos publicados aqui não seriam mais na primeira pessoa. Mas, infelizmente, sou obrigada a quebrar minha jura. E fiquem certos, não é por um motivo de que me orgulhe. Falhei com quem mais amo e respeito: o povo do carnaval...
Sinto-me como o componente que vê sua escola pisar na avenida após uma chuva destruidora, ou o carro mais elaborado perder pontos decisivos no desfile. Fui até ali na beira da avenida e vi todos os meus esforços e o de tantos outros que estavam comigo serem transformados em apenas mais um sonho de conquistar o campeonato.
Foram 10 meses de trabalho, o tempo da preparação de uma escola de samba, para lançar na Paratissima, em Turim, Itália, a Mostra Carnevale di Rio, trabalho realizado no barracão da Mocidade Independente, em 2010/11. Foram tantas as pessoas que torceram por mim e pelo meu sonho...
Muito mais do que os incontáveis apoios que recebi de gente que, na época da captação do material, estava na produção do enredo Parábola dos Divinos Semeadores: no barracão, na quadra e na Sapucaí. Gente do mundo do samba como Cid Carvalho e sua incrível equipe (não dá para citar todos nesse espaço); Maurício d’Paula, grande destaque carnavalesco; o presidente da Mocidade, Paulo Vianna; Ricardo Dias, que apostou no trabalho - inédito no carnaval, divulgando semanalmente fotos da construção do enredo verde e branco.
Na longa jornada de produção da Mostra a eles se juntaram José Antônio Rodrigues, do Plumas e Paetês Cultural; Levi Cintra, responsável pela parte gráfica do projeto; Gus Cid, montador das videografias que compõem a instalação; Felipe Ferreira, com seu lindo texto de apresentação e a chancela do Centro de Referência do Carnaval; Fábio Fabato e seu amor pela Mocidade; MdCsuingue, do Caipirinha Appreciation Society; Luca Esposito que fez o site; Sara Fiorentino, responsável pelas traduções, Massimo Finocchiaro, meu agente na Itália e a Sportnet, a patrocinadora.
Foi assim que cheguei a Turim. Pronta para botar o pé na Paratissima 2013. Só que a realidade aqui era outra! Nada com que já não estivéssemos acostumados, não fosse o fato de que teria que descaracterizar o lindo “enredo” sobre o barracão que havia criado.
E foi aí que falhei... Falhei por não concordar com as condições em que deveria trabalhar: reduzindo as dimensões de um projeto de 160 metros quadrados para mínimos 20 metros quadrados, trocando um espaço de arte pelo dos patrocinadores. A grandeza da proposta não caberia nos 2 metros e 60 centímetros de altura que foram disponibilizados.
Ouvi todos os argumentos. Incluindo o de que o mais importante era fazer alguma coisa, porque no Brasil ninguém saberia o que realmente seria apresentado.
E falhei... Por não poder ser desleal com quem me inspirou e me trouxe, com sua energia maravilhosa, até aqui. Por não poder trair cada sorriso que vi nas milhares de fotos que editei para Gus Cid usar nas videografias.
Não consegui desconstruir a enorme energia e o carinho imensurável que recebi de todos vocês, que confiaram no meu trabalho. E assim, antes de entrar na pista, preferi desistir do desfile a ser responsável pela perda de pontos que poderia macular a essência do que pretendia apresentar para 100 mil visitantes.
Peço desculpas por ser fiel a nossa obra e, por isso, abrir mão de participar do evento italiano. Assumo a responsabilidade da derrota. Ela é tão dura e amarga quanto ver a agremiação que amamos não conseguir botar na avenida o sonho de um ano de suor e trabalho apaixonado.
Meu consolo é que, como todos do mundo do carnaval, sei que sempre resta uma esperança: a de que da próxima vez eu consiga fazer mais e melhor!
Agora, sei que faço parte desse povo do carnaval porque, como vocês, começarei de novo... Sabendo que sempre haverá outro desfile. No meu caso espero que com o mesmo enredo: a Mostra Carnevale di Rio.
*Valéria del Cueto é jornalista, fotógrafa e gestora de carnaval. Essa crônica faz parte da série “É carnaval”,  do SEM FIM... delcueto.wordpress.com

domingo, 8 de maio de 2011

Pagos




Entre o ir e o vir,
lugar que sempre está.
Ilha, caminho, distância...

Vagabinha e fotos de Valéria del Cueto para a série Fronteira Oeste do Sul, do Sem Fim...

domingo, 24 de abril de 2011

Araras - miúdas brancas com fruta azul




O ensaio foi feito no Sítio João e Maria e é dedicado à ambos. As fotos são um exercício com a Lumix onde não foram permitidos corte ou crop nas imagens.

*fotos de Valéria del Cueto para a série "Flor-ais" do Sem Fim...

Araras - Camuflagem




O ensaio foi feito no Sítio João e Maria e é dedicado à ambos. As fotos são um exercício com a Lumix onde não foram permitidos corte ou crop nas imagens.

*fotos de Valéria del Cueto para a série "Flor-ais" do Sem Fim...

Araras - Sapatinhos




O ensaio foi feito no Sítio João e Maria e é dedicado à ambos. As fotos são um exercício com a Lumix onde não foram permitidos corte ou crop nas imagens.

*fotos de Valéria del Cueto para a série "Flor-ais" do Sem Fim...

Araras - Lilases e rosas




O ensaio foi feito no Sítio João e Maria e é dedicado à ambos. As fotos são um exercício com a Lumix onde não foram permitidos corte ou crop nas imagens.

*fotos de Valéria del Cueto para a série "Flor-ais" do Sem Fim...

Araras - o chão




O ensaio foi feito no Sítio João e Maria e é dedicado à ambos. As fotos são um exercício com a Lumix onde não foram permitidos corte ou crop nas imagens.

*fotos de Valéria del Cueto para a série "Flor-ais" do Sem Fim...

Araras - Bromélias




O ensaio foi feito no Sítio João e Maria e é dedicado à ambos. As fotos são um exercício com a Lumix onde não foram permitidos corte ou crop nas imagens.

*fotos de Valéria del Cueto para a série "Flor-ais" do Sem Fim...

Araras - Lírios




O ensaio foi feito no Sítio João e Maria e é dedicado à ambos. As fotos, são um exercício com a Lumix onde não foram permitidos corte ou crop nas imagens.

*fotos de Valéria del Cueto para a série "Flor-ais" do Sem Fim...

Araras - Chocolate




O ensaio foi feito no Sítio João e Maria e é dedicado à ambos. As fotos, são um exercício com a Lumix onde não foram permitidos corte ou crop nas imagens.

*fotos de Valéria del Cueto para a série "Flor-ais" do Sem Fim...

sábado, 23 de abril de 2011

Casa Rosat - Santana do Livramento




O hall de entrada desta residência numa das esquinas da praça principal de Santana do Livramento, Rio Grande do Sul, merece um destaque especial tanto pela entrada em si, de madeira e vidro, quanto pela placa de azulejos com os dizeres: "Ancienne famille du Pays d'en Haute citèe â Chateau-d'Oex des 1436".

Havia uma senhora varrendo a entrada quando estive em Santana do Livramento e perguntei se ela me autorizaria a fotografar os detalhes da entrada da casa. Ela me disse que precisaria de autorização dos donos.

Desisti e fui até a igreja, fazer uma foto do seu interior.

Quando voltei para a rua, a senhora, sorridente, me disse que havia perguntado e que eu poderia fotografar. Não me fiz de rogada...

*fotos de Valéria del Cueto para a série Fronteira Oeste do Sul, do Sem Fim

Janelas de Santana do Livramento




Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, sempre me atraiu por suas janelas.
Não me perguntem por que. Talvez algo na luz, no horário em que, em diversas épocas percorri o centro da cidade.
Nas primeiras idas por lá, no tempo em que morei em Uruguaiana, nem tinha ainda câmera fotográfica.
Em 1997, quando fiquei na cidade trabalhando por alguns meses, fiz alguns registros.
Nesta última visita, em março de 2011, caí "matando".
O que me chamou a atenção e despertou minha intenção foi a janela que é capa deste álbum. Singela, a velha janela conta, por si só, uma história de vida...

* fotos de Valéria del Cueto, para a série Fronteira Oeste do Sul, do Sem Fim.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Sentinela abusada


Eram tantas flores que precisei entortar o quadro

Estive na década de 90 em Rivera, Uruguai, e fotografei esta árvore na esquina da Paysandu com...
Voltei agora e peguei o auge da sua floração.
Atenção a segunda foto, onde no quadro aparecem carros parados na beira da calçada. Por eles dá para se ter uma idéia do tamanho do bouquet!
* Fotos de Valéria del Cueto para a série Fronteira Oeste do Sul, do Sem Fim

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Araras - Seja




Até ela
Singela
Luz a luz.

* Vagabinha e fotos de Valéria del Cueto para a série Ponta do Leme do Sem Fim...

Araras - Vê já lua




Vê já lua!

Tela Cheia
Vale Fruto

Duo/Ecometria=Paralela

Ondula
Coberta
Teto

*Vagabinha e fotos de Valéria del Cueto para a série Ponta do Leme do Sem Fim

Sociedad Española de Socorros Mutuos de Santana y Rivera




O prédio em Santana do Livramento, Rio Grande do Sul, localizado no centro da cidade tem uma fachada muito bonita.
Infelizmente poluída por painéis das lojas alugadas no local. Um caso típico de desrespeito a preservação do patromônio arquitetônico dos municípios brasileiras. O emblema da Sociedad fica no alto do hall de entrada.

Numa das dependências estão expostas nas paredes várias fotos dos fundadores e membros da Sociedad Española de Socorros Mútuos de Santana y Rivera. Lá encontrei a foto do meu bisavô, Rafael del Cueto Iglesias.

* Fotos de Valéria del Cueto para a série Fronteira Oeste do Sul, do Sem Fim.

domingo, 17 de abril de 2011

Estância São Lucas - Braford




Chegamos a mais uma faceta da São Lucas. A criação pecuária da raça Braford. As características dos animais são a cor da pelagem avermelhada e os oculares, ou seja, as manchas nos olhos dos animais.

Aqui, o gado é criado solto e, pra "negociar"a pose dos animais, é preciso ter uma forma pessoal de diálogo para que ele fiquem nas posições que valorizem seus atributos. Fiz as fotos com a Judith e o Nilson, e espero ter colaborado com o registro do plantel da Estância.

* Conheça a sede, a granja, silo, secadora e lavoura nos links indicados.

** Fotos de Valéria del Cueto para a série Fronteira oeste do Sul, do Sem Fim.